PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEMEC deve suspender implementação do novo ensino médio

MEC deve suspender implementação do novo ensino médio

Publicado em
PUBLICIDADE

Uma portaria para suspender o cronograma de implementação do novo ensino médio foi finalizada pelo Ministério da Educação (MEC).

A portaria que deverá ser assinada pelo ministro da educação Camilo Santana nos próximos dias altera norma publicada em 2021 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

O documento interrompe a implementação do novo ensino médio no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023, além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo em 2024.

As mudanças previstas para o Enem não serão implementadas em 2024, segundo o ministro Camilo Santana. Antes, o objetivo era alinhar o exame ao novo ensino médio. Agora, o MEC discute uma portaria para suspender a implementação da reforma.

“Não é só simplesmente chegar e revogar [o novo ensino médio], é preciso discutir. É isso que nós precisamos fazer. Espero que nesses 90 dias da portaria, a gente possa ter uma decisão e deveremos suspender qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do novo ensino médio”, diz Camilo Santana, ministro da Educação, em entrevista do Diário do Nordeste.

No mês passado, mais de 300 entidades assinaram uma carta pedindo o fim da reforma.

Em entrevista em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ensino médio não ficará como está. Segundo Lula, o ministro Camilo Santana vai discutir com sindicatos e estudantes os rumos do novo ensino médio antes de tomar uma decisão final.

Reforma do ensino médio

A reforma do ensino médio foi aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer em 2017. O novo modelo prevê aumento gradual no número de horas cursadas no ensino médio além de reorganizar o currículo da etapa. A reforma estabelece que os estudantes façam uma formação básica geral e depois optem por um “itinerário formativo” para aprofundar em determinados conteúdos. Os itinerários formativos devem ser relacionados a uma das cinco áreas seguintes: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e formação profissional.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE