PUBLICIDADE
InícioCIDADEJosé Mário fecha consultório particular e passa a se dedicar só ao...

José Mário fecha consultório particular e passa a se dedicar só ao CAMPD

Publicado em
PUBLICIDADE

O médico clínico-geral e cardiologista José Mário Stranghetti Clemente, ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Guarulhos, enviou comunicado aos seus clientes e amigos, informando que resolveu fechar seu consultório particular e passar a dedicar-se exclusivamente a seu trabalho no CAMPD – Centro de Assistência Médica a Pessoas com Deficiência.

A decisão, tomada após 26 anos de atividade de seu consultório, foi tomada por razões de saúde, pois teve complicações recentes, chegando à difícil conclusão de que vinha tendo excesso de trabalho e que chegou ao seu limite. “Tudo tem sua hora e é preciso respeitar meu momento, cuidar também de minha saúde”, esclareceu.

Diante de um pedido para que concedesse entrevista ao Click Guarulhos, fazendo um balanço de sua carreira, José Mário pediu um tempo para isso, pois está buscando superar o sentimento de perda que essa decisão está lhe causando: “Foram 26 anos de consultório, 7 mil vidas inscritas. Vou me dedicar ao CAMPD, que é minha paixão. E, ainda assim, até as 17h e não mais até as 20h ou até mais, como era costume”, revelou.

José Mário passou por uma prova de fogo ao assumir a Secretaria de Saúde, pois teve de se desdobrar para que a cidade pudesse oferecer atendimento à população durante a fase mais grave da pandemia do coronavírus. Foi em sua gestão que foi montado o hospital de campanha no Parque Cecap e quando foram adquiridas emergencialmente máscaras de proteção, cujo preço foi questionado. Ambas as decisões foram alvos de críticas, às quais ele respondeu com naturalidade: “Era preciso ter coragem de tomar uma atitude rápida; a pandemia não poderia esperar. Fizemos o que era preciso e tenho certeza de que salvamos inúmeras vidas com o hospital de campanha. Quanto às máscaras, não havia disponibilidade no mercador. Compramos as mais baratas que encontramos. Tenho a consciência absolutamente tranquila. Se por causa do preço não comprássemos, estaríamos desprotegendo as equipes de atendimento e também seríamos criticados. Não tenho a menor dúvida de que fizemos o melhor que podíamos fazer naquele momento”, foi o que ele me disse, mais ou menos com essas palavras, quando o questionei na época.

Acompanhando sua dedicação no combate ao vírus, sem medir horas de trabalho, vendo o quanto sentiu por abandonar seu consultório na época, tornei-me seu paciente e amigo. Como a gravidade da pandemia se estendeu por mais tempo e as vacinas demoraram a chegar, o médico atendeu ao apelo do prefeito Guti e ficou mais três meses à frente da Secretaria. Retomou o trabalho no consultório e reforçou seus expedientes no CAMPD. No consultório, chegava a atender sem custo pacientes que antigamente passavam por ele no Cemeg da Vila Augusta e que não se sentiam seguros se atendidos por outros médicos. “Não posso desamparar essas pessoas”, confidenciou-me em uma das vezes que me consultei com ele.

A decisão de José Mário de fechar o consultório, guardadas as proporções, assemelha-se à que tive de tomar em relação ao fim das revistas impressas que eu editava (Weekend e RG): atitudes difíceis de serem tomadas, mas necessárias. O tempo é inexorável, dita as regras. E nós precisamos respeitar nossos limites e saber quando é hora de parar.

Ele poderia aposentar-se completamente, mas seu apego ao CAMPD faz com que continue atendendo ali os pacientes aos quais trata do denodo e toda atenção, indo além do mero papel de médico. Ali ele é conselheiro, é psicólogo, é assistente social, é amigo. Isto mostra bem o ser humano que nele habita.

Rendo ao José Mário – “médico do meu coração” – minhas homenagens e lhe desejo que recupere rápida e plenamente sua saúde, para que possa usufruir de inúmeros bons momentos, ao lado da “Lu”, sua inseparável esposa.

Valdir Carleto



Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE