PUBLICIDADE
InícioCANAISBELEZASaúde do Estado de SP alerta para intoxicação em decorrência do uso...

Saúde do Estado de SP alerta para intoxicação em decorrência do uso de pomada capilar

Publicado em
PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para o uso de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, após casos de intoxicação causados pelo produto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contabilizou centenas de casos, sendo que, destes, 97,8% buscaram atendimento médico em função dos eventos adversos decorrentes do uso do produto. Dentre os sintomas mais relatados estão: dor e ardência ocular, sensação de corpo estranho nos olhos e perda da qualidade de percepção visual.

Após coleta de amostras dos produtos apreendidos, foi verificado que a matéria prima emulsificante Ceteareth-20 estava em alta concentração (acima de 20%) nos produtos que causaram reações adversas no consumidor. Assim, a marca do produto em que for observado grande quantidade deste agente, terá a comercialização proibida.

 

“As fiscalizações continuam, por meio dos agentes de Vigilância Sanitária das regiões, nos estabelecimentos fabricantes e distribuidores, além de farmácias e salões de beleza que são comerciantes diretos do produto. É importante orientar também a população para prevenir futuros acidentes”, reforçou Aline Cristina Braga, Diretora do Grupo Técnico de Cosméticos do Centro de Vigilância Sanitária.

Instruções ao consumidor

  • No momento de uso da pomada capilar, lave os cabelos com cuidado, inclinando a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
  • Caso haja contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
  • Em caso de reação alérgica, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

Aos profissionais, salões e comércio em geral

  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores;
  • Evite o uso e a comercialização de marcas que não estejam autorizadas pela Anvisa.

A Anvisa disponibilizou uma lista oficial de marcas autorizadas ao consumo, que pode ser acessada pelo link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE