PUBLICIDADE
InícioMÚSICAVencedores da 3ª edição do GruPiano apresentam Rachmaninoff, Chopin e Saint-Saëns

Vencedores da 3ª edição do GruPiano apresentam Rachmaninoff, Chopin e Saint-Saëns

Publicado em
PUBLICIDADE

Uma apresentação marcada por obras de Rachmaninoff, Chopin e Saint-Saëns, além de Grieg e Schumann. Na tarde do último domingo (21) o Teatro Padre Bento foi palco da 3ª edição do GruPiano, espetáculo de premiação com a Orquestra Gru Sinfônica que destacou os vencedores da categoria Concerto. Os premiados foram William Lizardo, em 1º lugar, Jordan Alexander em 2º e Matheus Enzo Oshiro em 3º.

A escolha dos três primeiros colocados ficou sob responsabilidade da banca examinadora composta por especialistas nesse instrumento, como Isabel Kanji, professora de piano do Conservatório Municipal de Guarulhos, Iracele Livero, professora de piano e instrumento complementar da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e participante do duo pianístico Livero-Picchi, e André Rangel, professor assistente e coordenador da área de piano do Instituto de Artes da Unesp.

 

O vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, prestigiou a premiação. “Não há em Guarulhos nenhum concurso como o GruPiano, que, muito mais que revelar novos instrumentistas, também coloca a cidade em evidência no universo da música”, destacou Jesus ao observar a importância da iniciativa, que contribui para o desenvolvimento musical do país ao mesmo tempo em que mostra o quanto a cidade tem maturidade para eventos desse porte.

O concerto

Sob regência do maestro Emiliano Patarra, o espetáculo, que integra a série Nossa Gente da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, marca a continuidade das ações que objetivam revelar novos talentos na área da música de concerto.

“É importante dizer que muitos candidatos vieram de outros lugares, o que demonstra a relevância do concurso. Tivemos pianistas do Rio Grande do Sul, do Espírito Santo, de Minas Gerais e também de muitas outras cidades do interior paulista, um dado significativo para mostrar a amplitude e o alcance do GruPiano”, explicou Patarra.

Para evidenciar a beleza do instrumento e a execução assertiva da Orquestra Gru Sinfônica, os vencedores da categoria Concerto se dedicaram a um repertório extraordinário. O pianista capixaba William Lizardo apresentou o Concerto para Piano nº 1, de Frédéric Chopin. Outro fiel representante da nova geração de pianistas, Jordan Alexander, apresentou o 1º movimento do Concerto nº 2, de Camille Saint-Saens. Já Matheus Oishiro apresentou o desafiador Concerto para Piano nº 1, de Sergei Rachmaninoff. A categoria Concerto destacou ainda uma menção honrosa a Lucca Verdi.

Além de certificados, os grandes vencedores na categoria Nacional serão contratados para apresentação na temporada 2024 com a Orquestra Gru Sinfônica no Teatro Padre Bento, em data a ser definida, ocasião em que o público terá a chance de conhecer os participantes.

A guarulhense Sara Bello foi a vencedora da categoria Guarulhos, com menção honrosa a Izabella Cescon. Na categoria infantojuvenil, Sara Canal foi a vencedora do 1º turno. Houve ainda um empate no 2º turno entre Sara Bello e Tiago Carvalho Gonçalves no 1º lugar, e Paulo Arnaldo foi o vencedor do 3º turno.

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Educação e  Cultura, o concerto de premiação da 3ª edição do GruPiano ficará disponível no canal do YouTube das orquestras de Guarulhos (https://www.youtube.com/@orquestrasdeguarulhos2746).

Para mais informações sobre os participantes, os vencedores e a temporada 2023 das orquestras acesse www.orquestrasdeguarulhos.com.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE