PUBLICIDADE
InícioCIDADANIASP: Mais de 5 mil Carteiras de Identidade da Pessoa com Transtorno...

SP: Mais de 5 mil Carteiras de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Publicado em
PUBLICIDADE

Levantamento inédito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aponta que, quase dois meses após o anúncio da viabilização da emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), 5.470 documentos já foram emitidos no portal (https://ciptea.sp.gov.br), desenvolvido pela Prodesp. Outras 799 solicitações já foram aprovadas e estão elaboração. Ao todo, cidadãos de 526 municípios (81%) do Estado de São Paulo já solicitaram no portal Ciptea a emissão da carteirinha.  

“Nossa meta é que a informação da emissão gratuita dessa identidade específica para pessoas com TEA chegue ao conhecimento das cerca de 460 mil que vivem no Estado de São Paulo”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. “As pessoas autistas precisam saber que a nova gestão viabilizou o documento através de um plano estadual pensado exclusivamente para elas e que vamos trabalhar cada vez mais para a inclusão delas à sociedade”, destaca.

 

O levantamento aponta também que os casos de reprovação estão relacionados ao preenchimento incorreto dos dados do beneficiário ou responsável, laudo médico ilegível ou sem assinatura e/ou CRM do médico e foto não anexada. Até o momento, cerca de 20% dos pedidos foram recusados. O motivo da recusa fica registrado no sistema, no perfil do usuário, e o ajuste pode ser feito no próprio portal para nova análise e posterior aprovação.

Ciptea

A carteirinha oficial de identificação para pessoas com TEA adere ao previsto na Lei Federal n° 13.977/20 e na Lei Estadual nº 17.651/23, promulgada pelo Governo de SP agora em março. Idealizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, o documento facilita o acesso ao atendimento integral, prioritário e humanizado das pessoas com TEA nos serviços públicos e privados em todo o Estado.

Para obter a identificação, o interessado deve acessar o portal https://ciptea.sp.gov.br, fazer um cadastro e apresentar o laudo médico e uma foto. As solicitações são recebidas, avaliadas e, quando aprovadas, o usuário pode fazer o download do documento oficial para impressão no conforto de sua casa.

Caso seja de preferência do beneficiário, o Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital paulista, oferece o serviço de orientação para solicitação e cadastro da carteirinha. Outras 25 unidades do Poupatempo em cidades do interior e do litoral passarão a oferecer o novo serviço de forma gradativa. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), lançado através do decreto nº 67.634, de 6 de abril de 2023, pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

*Com Informações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE