PUBLICIDADE
InícioCIDADANIAGuarulhos emite a milésima Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do...

Guarulhos emite a milésima Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Publicado em
PUBLICIDADE

A milésima Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em Guarulhos foi entregue nesta terça-feira (13), em cerimônia na Paço Municipal, ao menino Enzo Ferreira, de três anos, que estava ao lado do jovem Leonardo Cezar Z. Caraça, de 11 anos, o primeiro a obter a carteira, em outubro do ano passado.

O documento é emitido gratuitamente pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) com o objetivo de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

 

A importância da carteira foi abordada pela subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

“Hoje é um dia de grande alegria. Sempre friso a importância do documento, que além de identificar as pessoas com o transtorno possibilita quantificar e conhecer seus perfis para que possamos desenvolver melhor as políticas públicas”, disse.

Enzo Ferreira foi diagnosticado com TEA por um neurologista em novembro passado.

“Ele tinha medo de barulhos, brinquedos e estranhava lugares. Notei que algo estava diferente. Foi um alívio entender o motivo desse comportamento e poder ajudá-lo. A carteirinha vai servir para as pessoas levarem em consideração a condição dele, como quando ele não deixar outra pessoa sentar ao meu lado no ônibus e chorar”, revelou Maria de Fátima da Silva Ferreira, mãe do menino, que estava acompanhada de Leonardo, o pai da criança.

Ao final da cerimônia, três funcionários da subsecretaria foram homenageados com medalhas em reconhecimento pelo empenho no atendimento às pessoas com TEA.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE