Neste sábado (24) e domingo (25), Guarulhos sedia a Fase Classificatória da Copa Brasil 2023 de Futebol de Amputados, na qual enfrentam-se as seguintes equipes: Assama Paraná (PR), Pantanal (MS), Assama Maringá (PR), Faro (RJ) e Adefgo (GO).
O início no sábado será às 8h30, com a chegada das equipes. A abertura oficial ocorre às 9h30 e as partidas seguem até as 17h, na Fair Play Arena, localizada na rua Mônica Aparecida Moredo, 359 – Jardim Fátima – Guarulhos.
No domingo, haverá jogos das 8h30 até 13h na Fair Play Arena, e das 14h até 17h na Euro Soccer Futebol Society, avenida Guarulhos, 3117 – Ponte Grande, Guarulhos.
Calcula-se que o evento envolva cerca de 200 pessoas, incluindo os atletas amputados, 30 profissionais da área e 20 voluntários, os quais são devidamente treinados para o atendimento de todas as situações pertinentes ao evento.
A Copa do Brasil tem autorização e supervisão da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA), seguindo todos os protocolos de biossegurança vigentes, com a coordenação do Instituto Estrela de Guarulhos e do Guarulhos Futebol de Amputados.
A modalidade é praticada por pessoas com amputação unilateral ou má formação congênita de membro inferior, que, com auxílio de muletas do tipo canadense, jogam na linha e, para quem atua como goleiro, a regra é ter amputação ou má formação do membro superior.
Para a realização, o Guarulhos Futebol de Amputados conta com a organização do gestor Rafael Calazans e com Rogério Marques, presidente do Estrela de Guarulhos, além do apoio da Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Esporte e Lazer; das empresas e parceiros: Adega Zero Grau, Arena Fair Play, Uni Transportes, vereador e presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano; vereador Leandro Dourado, Fesma, Innova Brokers Soluções em Imóveis e Seguros, Pegasus, SportAção, Euro, Euro Beach, Projeto Entre nessa Onda, ONG Lar da Tia Co e Helena Sena.
Aberto ao público, o certame conta na divulgação com apoio de: TV Guarulhos, Jornal Guarulhos Hoje, Click Guarulhos, GruDiário, Folha do Ponto, Folha Metropolitana, EspalhaFatos e os programas Cidade em Debate e Câmera Esportiva.
FORMATO DAS PARTIDAS

As regras são adaptadas para jogadores amputados. Os jogos são divididos em dois tempos de 25 minutos. Cada equipe tem 7 jogadores, sendo 6 amputados ou com má formação congênita de um membro inferior e um goleiro com amputação ou falta de função em um membro superior.
SOBRE O TIME GUARULHOS FUTEBOL DE AMPUTADOS
O projeto da Equipe Guarulhos Futebol de Amputados teve início em um evento inclusivo ocorrido em Guarulhos em 2017, quando um dos gestores do time, que é profissional de Educação Física, Rafael Calazans, observou o talento que alguns dos participantes demonstraram e decidiu dar início ao trabalho, com o apoio da jornalista Kássia Franco.
No final de 2019, através da indicação de atletas que faziam reabilitação em clínicas da cidade, e com o intuito de ajudar pessoas por meio do esporte a manter a saúde física, também desenvolvendo um papel social e emocional de autoestima e valorização aos atletas, nasceu o Time Guarulhos Futebol de Amputados.

