O prognóstico de que brasileiros pudessem vencer a 2ª Meia Maratona Internacional Shopping de Guarulhos não se confirmou. Quem venceu, tanto a prova masculina quanto a feminina, foram atletas de Uganda.
Moses Kibet venceu entre os homens, com tempo de 1h06min14s; e Emily Chebet entre as mulheres, com tempo de 1h18min02s. O brasileiro Giovani dos Santos, vencedor da edição do ano passado, ficou em segundo com o tempo de 1h06min45s. No feminino, a brasileira Andreia Aparecida Hessel chegou na terceira colocação, marcando 1h18min53s.
Os africanos superaram as temperaturas baixas e impuseram um ritmo forte, mesmo diante das dificuldades do percurso, com muitas subidas e descidas.
Aos 32 anos, Moses Kibet fez sua estreia na Meia Maratona Internacional de Guarulhos. “Estou feliz com o resultado; fiz uma boa corrida. Mantive um ritmo forte e administrei os trechos mais lentos”, comemorou Kibet.
Emily Chebet ficou bastante satisfeita com o resultado, mesmo tendo chegado visivelmente cansada. “Fico feliz por ter conseguido correr bem, mesmo com as adversidades do percurso”, disse a ugandense.
Destaques brasileiros
Os brasileiros sentiram o novo percurso, marcado por novidades e com desafios de muitos trechos íngremes, inclusive com uma subida forte ao final da prova, no km 19. Giovani dos Santos, vencedor da edição 2022, considerou que as mudanças na prova deste ano trouxeram mais desafios e comemorou o segundo lugar.
“Neste ano a prova foi muito mais difícil do que no ano passado. No quilômetro final o africano abriu bem e não pude alcançá-lo. Eu vinha forte, mas não fui tão rápido. Minha estratégia era acompanhá-lo na subida, porém não consegui. Mas estou feliz por ter vencido aqui em 2022 e pelo vice hoje”, contou Giovani.
Andreia Hessel ficou feliz pelo resultado e também destacou as dificuldades no novo percurso. “Foi minha segunda participação aqui. O percurso mudou bastante e foi bem desafiador mesmo, especialmente com uma subida nos trechos finais, em que a perna incha muito. Não é para qualquer um”, declarou.

