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Uso do GNV gera 40% de economia para motoristas

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Com o recente aumento nos preços da gasolina e diesel, o uso do gás natural veicular apresenta-se como combustível mais vantajoso para o motorista. De acordo com a Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, a economia em veículos leves pode superar 40%, dependendo da região, quando comparado ao uso da gasolina e etanol. São muitas as vantagens de se instalar o kit GNV, pois, além de ser mais econômico, o combustível é menos poluente quando comparado a outros combustíveis fósseis.

Um aspecto importante que deve ser levado em consideração nos veículos de passeio é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol. Por exemplo, se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, apenas 7 quilômetros por litro, enquanto com gasolina são somente 10 quilômetros por litro.

 

Um carro de passeio que rodar 5 mil quilômetros em um mês, poderá economizar mil reais neste período. É uma economia muito relevante, pois são, em média, 200 reais a menos a cada 1000 km rodados.

Para se avaliar o custo do combustível nos veículos pesados, considerando os rendimentos do gás natural veicular e do diesel e os preços médios desses produtos nos postos pela ANP, a economia do GNV supera 15% por quilômetro rodado frente ao diesel.

A economia pode ser ainda maior quando aplicada em projetos customizados, e a Comgás tem cada vez mais atuado para incentivar a criação de garagens de abastecimento em transportadoras e indústrias, o que pode reduzir o custo do frete como um todo.  Se uma empresa de logística consegue viabilizar a instalação de um posto próprio de abastecimento dentro de sua sede, a economia de combustível pode ficar entre 30% a 40% comparado com o diesel vendido em postos convencionais.

A distribuição do gás natural aos postos é feita por tubulações, processo que minimiza o risco de desabastecimento, como pode ocorrer com outros tipos de combustíveis que tem parcela significativa importada e são distribuídos por caminhões.

Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente. Além da redução chegar até 20% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado supera 90%.

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