PUBLICIDADE
InícioCIDADESAÚDE‘De Olho Nos Olhinhos’: Tiago Leifert e Daiana lançam campanha pelo país

‘De Olho Nos Olhinhos’: Tiago Leifert e Daiana lançam campanha pelo país

Publicado em
PUBLICIDADE

A fim de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico preventivo do retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos, o apresentador Tiago Leifert e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin dão continuidade a campanha “De Olho Nos Olhinhos” neste fim de semana. Além de dois shoppings em São Paulo, sendo um na capital paulista e outro no município de Taboão da Serra, outros estabelecimentos de diversas cidades brasileiras também receberão a campanha neste domingo, 17.

Na ação serão promovidas atividades voltadas para crianças e adultos, além de divulgadas informações de médicos e outros profissionais de saúde.

 

Diante da falta de informação sobre a doença, o casal criou a campanha com o objetivo de orientar sobre a saúde ocular na infância. A filha de Diana e Leifert, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. A descoberta foi feita quando a doença já estava em estágio avançado. O anúncio foi pelo casal em janeiro de 2022.

Confira os locais
São Paulo – Shopping Taboão (Leifert e Daiana estarão no local a partir das 10h)
São Paulo – Shopping Eldorado (Também pessoalmente a partir de 15h)
Rio de Janeiro – Via Parque
Belo Horizonte – Boulevard BH
Salvador – Shopping da Bahia
Manaus – Manauara Shopping
Belém – Boulevard Belém
Curitiba – Shopping Curitiba
Goiânia- Passeio das Águas

O que é o retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor maligno raro originário das células da retina – parte do olho responsável pela visão – afetando um ou ambos os olhos. É o tumor primário mais comum no olho de crianças e tende a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento.

A data, instituída pela Lei nº 12.637/2.012, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do retinoblastoma, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

Sinais e sintomas do retinoblastoma

Os retinoblastomas são frequentemente diagnosticados porque os pais ou o médico percebem algo anormal no olho da criança.

Os principais sinais e sintomas do retinoblastomas são:

Reflexo pupilar branco. Esse é o sinal mais frequente da doença. Normalmente, ao direcionar uma luz ao olho de uma criança, a pupila parece vermelha devido ao sangue nos vasos no fundo do olho. No olho com retinoblastoma, a pupila, muitas vezes, se apresenta branca ou rosa, isso é conhecido como reflexo pupilar branco (leucocoria). Esse brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash e também pode ser observado pelo médico da criança durante um exame oftalmológico de rotina.

Estrabismo. É uma condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, muitas vezes chamada de olho preguiçoso. Existem muitas causas para o estrabismo, mas a maioria se deve a uma fraqueza dos músculos que controlam o movimento dos olhos. No entanto, o retinoblastoma também pode ser uma das raras causas.

Outros possíveis sinais e sintomas

Os sinais e sintomas menos frequentes do retinoblastoma incluem:

Problemas de visão;
Dor nos olhos;
Vermelhidão da parte branca do olho;
Sangramento na parte anterior do olho;
Abaulamento dos olhos;
A pupila não se contrai (diminui de tamanho) quando exposta à luz brilhante;
Cor diferente de cada íris;
Muitos desses sinais e sintomas podem ser provocados por outras condições clínicas. Entretanto, se seu filho apresentar qualquer um desses sinais, consulte um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

*Com Informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

  • Sinais e sintomas do retinoblastoma – Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/12/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE