O reitor da Universidade Guarulhos (UNG), Yuri Neiman, foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Guarulhense na noite da terça-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal. A sessão solene reuniu autoridades, coordenadores, professores, estudantes, colaboradores da Instituição e representantes da sociedade.
A solenidade foi presidida pelo vereador e autor da proposta de Decreto Legislativo Nº 013/2023, Lauri Rocha, que compôs a mesa de honra com o homenageado; o vice-prefeito, Jesus Roque de Freitas; o diretor da UNG, Marcelo Rosa, e com o presidente da ONG QG Atitude Jovem, Roney Glauber. O título é em reconhecimento ao trabalho cultural, social e educacional que a Universidade tem realizado no Município, atuação que também foi mencionada, com destaque, na fala do vereador.
Emocionado, o professor Yuri destacou em seu discurso um pouco sobre a história de Guarulhos e agradeceu a todos o carinho e reconhecimento. “O que diz um filho ao ser abraçado pela mãe em um ato de carinho e de reconhecimento pela jornada, pelo caminho percorrido, por vezes difícil? A esta casa e, portanto, ao povo de Guarulhos, minha gratidão por me abraçar nesta fase, como mãe que abraça um filho crescido, e que se sente revigorado pelo carinho e acolhimento do abraço. Muito, muito obrigado! É um dia muito feliz da minha vida”, declarou.
Segundo o vereador Lauri, é um orgulho para o município conceder a honraria para o educador. “Eu me sinto honrado em lhe dar esse título. O bom filho a casa torna. Parabéns”, enfatizou o parlamentar, destacando ainda a importância da Universidade no desenvolvimento do município em seus 53 anos.
O vice-prefeito também fez um pronunciamento em homenagem ao professor Yuri. “O senhor é uma pessoa que nos educa por meio dos seus gestos, das suas ações e seu falar. É um amigo que exala paz, amor, carinho e tenho certeza que tem transformado vidas por meio do seu conhecimento. Quero parabenizar pelo trabalho que exerce no Município junto à UNG”, afirmou.
Quem é Yuri Neiman
Nascido em São Paulo, o educador iniciou em Guarulhos os primeiros passos na educação. Estudou Psicologia na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Integradas de Guarulhos, onde, ainda aluno, com 19 anos, começou a também lecionar. Fez carreira como professor, coordenador, diretor, pró-reitor e reitor.