PUBLICIDADE
InícioCANAISEDUCAÇÃOProfessoras analisam o tema da redação do Enem

Professoras analisam o tema da redação do Enem

Publicado em
PUBLICIDADE

Professoras do Estratégia Vestibulares analisam o tema da redação do Enem 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

“Com esse tema, podemos relacionar com o patriarcalismo e machismo ainda muito existentes na sociedade, uma vez que o trabalho de cuidado ainda é mais voltado para as mulheres brasileiras. Além disso, invisível por ser desprezível pela grande maioria da população, afinal muito ainda se escuta dizer que o trabalho de cuidado demanda pouco esforço quando comparado com os trabalhos para fora do ambiente doméstico. O candidato precisa estar atento para não tangenciar o tema, pois a invisibilidade se trata do trabalho de cuidado praticado pelas mulheres e não da invisibilidade feminina; embora seja parecido, não é a mesma coisa.” Anna Cabral

 

“Excelente tema! A banca Cebraspe, mais uma vez, trouxe o tema das mulheres à tona. Já havia feito em 2016, ao mencionar violência. Dessa vez, cobrou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. A palavra cuidado é chave, central para a discussão. Esse cuidado trata justamente da posição de matriarca, aquela que está no centro da família, cuidando dos filhos, do marido, dos mais idosos. Inclusive, vale mencionar que as mulheres são responsáveis por mover a economia doméstica, por gerir as responsabilidades do lar, mesmo naqueles que são compartilhados. A principal perspectiva a ser problematizada é a de sobrecarga, uma vez que já não se fala apenas em dupla função, fala-se em múltiplas funções que estão no escopo da gestão feminina. Alguns dados da PNAD Contínua demonstraram isso recentemente: mulheres gastam mais tempo em tarefas domésticas quando dividem o lar, além de dedicarem o dobro de tempo do que homens no cuidado de pessoas. Esse “cuidado” não é remunerado e faz com que desigualdades de gênero prevaleçam. Além disso, as mulheres sofrem mais com a sensação de esgotamento e de cansaço, sendo mais vítimas de Burnout que homens. Vale mencionar que, para a intervenção, seria muito bacana que o aluno falasse de compartilhar responsabilidades de cuidado, as creches e as casas de acolhimento de idosos são ações governamentais que poderiam favorecer a mulher nesse trabalho de cuidado. Tema necessário e relevante! Acredito que nossos alunos estarão muito aptos a trabalhá-los.” Marina Ferreira

“O tema é bem atual, trata da desigualdade de gênero a partir de uma perspectiva específica. Seria possível realizar alguns recortes, pensando que o trabalho de cuidado envolve tanto o trabalho doméstico quanto a maternidade. Importante lembrar que o Brasil já prevê a possibilidade de aposentadoria para donas de casa, para não cair no erro de sugerir intervenções que já existem. Pensar sobre maneiras de dividir o cuidado doméstico entre homens e mulheres poderia ser um caminho também.” Maria Celina Gil

OUTRA ABORDAGEM

Já a professora Milla Borges, especialista em redação para o ENEM, com oito anos de experiência, chama a atenção para uma característica que a prova tem apresentado nos últimos anos: “Uma frase temática longa, com muitas palavras importantes. Assim como explico para meus alunos, temas longos, às vezes com palavras complexas, escondem assuntos simples e discussões relevantes”.

Para ela, o maior desafio para o aluno é articular todos os pontos em relação às palavras de comando, como as deste ano: desafios, enfrentamento, invisibilidade, trabalho, cuidado, mulher. “É importante argumentar de forma adequada para não deixar de fora nenhuma palavra que o tema está apresentando. Todas as ideias apresentadas pela frase temática devem ser contempladas no texto”, destaca.

Para Milla Borges, cada palavra remete a um ponto a ser levantado na dissertação.

  • Desafios: remete diretamente a problemas, empecilhos, dificuldades.
  • Enfrentamento: relaciona-se a tudo aquilo que pode servir como medida, meio ou alternativa para combater o problema em questão.
  • Invisibilidade: leva-nos a pensar sobre a falta de informação, sobre o debate escasso acerca da questão; sobre a falta de conhecimento sobre a importância e as implicações deste tipo de atividade.
  • Trabalho de cuidado: refere-se às atividades de cuidado de crianças, idosos, pessoas com enfermidades. Além disso, o trabalho de cuidado também abrange as atividades de manutenção do lar, tais como: cozinhar, passar roupa, lavar louça, limpar a casa etc.
  • Mulheres: mulheres compõem um grupo vulnerável e historicamente oprimido, devido ao machismo enraizado.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE