PUBLICIDADE
InícioDESTAQUESegunda fase da Fuvest 2024 começa neste domingo

Segunda fase da Fuvest 2024 começa neste domingo

Publicado em
PUBLICIDADE

A ansiedade toma conta dos vestibulandos de todo o país por causa da 2ª fase da Fuvest 2024, que começa neste domingo, 17, e continua na segunda-feira, 18/12. A Fuvest é o vestibular que seleciona os futuros estudantes da Universidade de São Paulo (USP). As provas terão duração de quatro horas cada dia, das 13h às 17h, no horário de Brasília. 

O desafio dos candidatos consiste em responder a 22 questões dissertativas e fazer uma redação, distribuídas de maneira específica em cada dia. No primeiro dia, serão abordadas 10 questões de português, que envolvem interpretação de textos, gramática e literatura, além da redação. Já no segundo dia, os vestibulandos enfrentarão 12 questões de 2 a 4 disciplinas específicas, variando de acordo com o curso escolhido. 

 

Confira a análise da equipe pedagógica do Aprova Total, edtech de educação online que prepara para o Enem e vestibulares, fundada pelo professor, biólogo e youtuber Paulo Jubilut. 

Biologia

A área de Biologia exigirá do candidato, além de conhecimentos teóricos, habilidades de interpretação. Questões relacionadas a ecologia, com ênfase em impactos ambientais, conceitos gerais, fluxo de energia e dinâmica populacional, podem representar até metade da prova. Fisiologia humana, botânica, fisiologia animal comparada e genética também são temas recorrentes. 

Física

As questões de Física demandam não só conhecimento teórico, mas também competências de interdisciplinaridade. Leis de Newton, termodinâmica, eletrodinâmica, eletrostática, magnetismo, óptica, ondulatória, estática, lançamentos, queda livre e gravitação universal são alguns dos tópicos que podem ser abordados. 

Geografia

A prova de Geografia é conhecida por seu caráter contextualizado, com aproximadamente 90% das questões apoiadas em recursos visuais. Geologia, clima, fontes de energia e geopolítica são temas que frequentemente aparecem. A capacidade de interpretar e relacionar diferentes conceitos geográficos é crucial. 

História

A prova de História tem uma estrutura convencional, com textos-base e três comandos. Prioriza a História do Brasil, com temas como ciclos econômicos, políticas internas e externas, em diferentes períodos históricos. Questões sobre América Colonial, Iluminismo, Guerra Fria e Descolonização da África são recorrentes em História Geral. 

Linguagens e Códigos

Com 10 questões de Língua Portuguesa, a prova exige além do conhecimento das obras obrigatórias, proficiência na interpretação de textos verbais e visuais. Figuras de linguagem, transposição do discurso, variação linguística, sintaxe, coesão e coerência são pontos importantes. A redação deve ser uma dissertação argumentativa, demonstrando capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões. 

Matemática

A Fuvest prioriza funções, geometria plana e espacial, probabilidade e geometria analítica. Questões envolvendo funções, análise combinatória, probabilidade e sólidos em geometria espacial têm sido frequentes nos últimos anos. Revisar porcentagem, razão e proporção, trigonometria e progressões aritméticas é essencial. 

Química

A prova de Química apresenta questões contextualizadas e conteudistas, frequentemente acompanhadas de textos longos, tabelas, imagens e diagramas. Cálculo estequiométrico, termoquímica, orgânica e propriedades das moléculas são tópicos relevantes. 

Sociologia e Filosofia

Embora não haja menção direta no edital, Sociologia e Filosofia podem ser cobradas de maneira interdisciplinar na prova de Ciências Humanas e enriquecer o repertório para a redação. 

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE