PUBLICIDADE
InícioCIDADEMais de 112 mil consumidores foram atendidos em 2023 pelo Procon Guarulhos

Mais de 112 mil consumidores foram atendidos em 2023 pelo Procon Guarulhos

Publicado em
PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Guarulhos atendeu em 2023 mais de 112 mil consumidores em seus três postos fixos (Centro, São João e Pimentas), na unidade móvel do Procon Itinerante e também através do registro digital de reclamações no site oficial do órgão.

Os atendimentos do Procon resultaram em mais de 5.824 audiências de conciliação e 9.182 atendimentos pelo canal 151 (Disque Denúncia e Orientações), além da abertura de mais de 10.092 processos de reclamação no exercício.

Procon Itinerante

 

A van do Procon Itinerante atendeu mais de 1.580 consumidores, percorrendo 40 pontos da cidade, distribuídos em 35 bairros do município, possibilitando aos moradores residentes em bairros mais distantes o acesso a todos os serviços disponibilizados nas unidades fixas como a abertura de reclamações, orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, recepção de denúncias, desbloqueio de notas fiscais, entre outros.

Além disso, ao longo do ano, a fiscalização do comércio local foi intensificada com a promoção orientações e reuniões com inúmeros fornecedores bem como a autuação de 38 empresas, entre bancos, açougues e redes de supermercados pelo setor de fiscalização, as quais desrespeitaram o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Informação aos consumidores

O órgão de defesa do consumidor distribuiu mais de 17,5 mil folhetos informativos com dicas e instruções para o dia a dia do cidadão com objetivo de educá-lo para que conheça seus direitos e possa se defender de práticas abusivas e outras irregularidades praticadas pelos fornecedores. Neste trabalho de campo, os técnicos abordam os munícipes e os orientam sobre pontos específicos da Lei Federal nº 8.078/1990, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Já com o objetivo de possibilitar uma maior igualdade entre as partes da relação de consumo, o Procon promoveu palestras orientativas tanto aos consumidores quanto aos fornecedores do município, além da abordar temas controversos ao CDC nos canais de comunicação da Prefeitura de Guarulhos (site e mídia digital) e em diversos jornais da cidade.

Destaque também para a promoção da capacitação dos servidores para o atendimento eficiente e de qualidade por meio de 15 cursos oferecidos pela Fundação Procon do Estado de São Paulo e também pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atendimento

O Procon Guarulhos atende pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br e pelo Disque Denúncia 151.

Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades:

  • Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro
  • Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: (11) 2408-4315
  • Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: (11) 3202-1312

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE