No Dia do Compositor, celebrado neste 15 de janeiro, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apresentou o levantamento das músicas mais tocadas em shows no Brasil durante o ano de 2023. Com mais de 4 milhões de compositores cadastrados, a categoria de compositores se destaca como a mais representativa no universo da música nacional.
A canção que marcou o ano passado e conquistou o topo do ranking é “Evidências”, composição de José Augusto e Paulo Sergio Valle, imortalizada na voz de Chitãozinho e Xororó. A música transcende gerações, fazendo com que o público cante emocionado de olhos fechados, tornando-se um hino incontestável nos shows realizados em todo o país.
O Brasil é um verdadeiro celeiro de compositores, e o Dia do Compositor é uma justa homenagem a esses artistas. Mais de 70% de todos os titulares de música filiados às associações de gestão coletiva são compostos por compositores. O restante se divide entre intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Entre os mais de 4 milhões de compositores cadastrados, 94% são estrangeiros, enquanto 6% são nacionais.
Os cadastros são realizados pelos próprios compositores, bem como pelos demais titulares de música ou por seus representantes. Segundo o Ecad, utilizando seu extenso banco de dados, identifica as músicas mais tocadas e captadas no país, distribuindo os valores para as associações, que, por sua vez, repassam aos seus filiados.
Os rendimentos em direitos autorais são garantidos aos compositores e artistas mesmo após a morte, conforme previsto na Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Os herdeiros continuam a receber esses valores por 70 anos após o falecimento do autor.
Ranking das músicas mais tocadas em shows em 2023
- Evidências – José Augusto / Paulo Sergio Valle
- Boate Azul – Benedito Seviero / Tomaz
- Baby me Atende – Igor Costa / Junior Angelim / Matheus Fernandes / Rodrigo Reys
- Arranhão – Flavinho Do Kadet / Felipe Kef / Felipe Marins / Nudoze / Kaique Kef / Edson Garcia
- Não quero dinheiro – Tim Maia
- Telefone Mudo – Peão Carreiro / Franco
- Cheia de Manias – Luiz Carlos
- Role – Tarcísio do Acordeon / Dj Ivis
- Tentei te Esquecer – Cruz Gago
- Ainda Ontem Chorei de Saudade – Moacyr Franco
- Ameaça – Guilherme Ferraz / Ray Antonio / Diego Ferrari / Leo Sagga / Paulo Pires / Everton Matos
- Vai Lá em Casa Hoje – Elcio Di Carvalho / Rafa Borges / Junior Pepato / Bia Frazo / Diego Silveira
- Praieiro – Manno Goes
- Eva – Cartavetrata / Umto / Ficarelli
- Pense em Mim – Mario Soares / Douglas Maio / Jose Ribeiro
- Bloqueado – Renno Poeta / Kinho Chefão / Rodrigo Reys
- Mulher de Fases – Rodox / Digão
- País Tropical – Jorge Ben Jor
- Anna Julia – Marcelo Camelo
- Malvada – Rivaldo Soares / Shylton / Breno Lima