PUBLICIDADE

Exposição dos 150 anos da imigração italiana no Brasil recebe cônsul da Itália no Adamastor

Na tarde desta quinta-feira (25) a mostra Nonni di São Paulo, que celebra os 150 anos da imigração italiana ao Brasil, recebeu a visita do cônsul italiano em São Paulo, Domênico Fornara, acompanhado do secretário de Cultura, Professor Jesus; do secretário de Justiça, Airton Trevisan; do jornalista italiano radicado no Brasil Oliviero Pluviano, idealizador e curador da exposição, e também de representantes de diversas famílias cujos sobrenomes são citados nos totens espalhados pelo hall do Adamastor. A mostra recebe o público até o dia 29 de fevereiro de forma gratuita, todos os dias das 9h às 22h.

“Guarulhos é uma cidade com grandes nomes italianos em sua história, tradicionais e que participaram da construção do que é a cidade hoje. A mostra enaltece esses e outros nomes e convida a população guarulhense a comparecer e celebrar essa história”, afirmou Jesus.

Já Fornara agradeceu o apoio cultural da municipalidade na realização da mostra e lembrou que as famílias ali citadas contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado de São Paulo e também da cidade.

“São histórias familiares incrivelmente interessantes e muito importantes. Quase 45% da população do Estado é de origem italiana”, comentou.

 

Oliviero Pluviano registrou agradecimentos a uma série de pessoas que contribuíram de forma significativa para a realização da mostra. Ao referir-se às famílias italianas que têm muito a ver com o desenvolvimento econômico e cultural de Guarulhos, citou nominalmente os sobrenomes Faccini, Montesanto, Trevisan e Bauducco, da qual, inclusive, havia representantes presentes ao evento (foto ao lado). Anunciou também o apoio que recebeu para obtenção de dados, que constam em painéis ali expostos: membros da Academia Guarulhense de Letras, Nello Poli Netto, Maria Clara Faccini e o escritor Lineu Roque Aceiro, que tem três livros publicados sobre as famílias italianas em Guarulhos.

O Dia do Imigrante Italiano é celebrado no Brasil no dia 21 de fevereiro e a exposição faz parte das celebrações dos 150 de história dessa população no país.

Cônsul falou ao Click Guarulhos

O cônsul Domenico Fornara falou ao Click Guarulhos sobre a colônia italiana no estado de S.Paulo. Assista ao vídeo:


Ernesto Paglia compareceu e falou ao portal

Também membro da colônia italiana em São Paulo, o jornalista Ernesto Paglia, da TV Globo, conversou com o Click Guarulhos:

Secretário de Justiça recepcionou os visitantes

Airton Trevisan, secretário de Justiça de Guarulhos, em conversa com o curador da mostra, Oliviero Pluviano:

Exposição

Por meio de documentos, imagens e depoimentos, Nonni di São Paulo conta a história de quase uma centena de vovôs e vovós italianos que imigraram para o Brasil e para o Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século 19. Em cada uma das nove cidades por onde passou a mostra destacou os pioneiros italianos que foram fundamentais para o progresso da região. Em Guarulhos, aparecem nomes como Luigi Bauducco, Paolo Faccini e Attilio Trevisan, que, em seus respectivos setores, foram fundamentais para a economia e o desenvolvimento da cidade.

Oliviero Pluviano, curador, idealizador da mostra e também autor de um livro que carrega o mesmo nome da exposição, promoveu uma tarde de autógrafos nesta quinta-feira e circulou pelo espaço dialogando com os familiares dos homenageados.

“Eu idealizei a mostra e o livro pensando em enaltecer duas das mais nobres atitudes dos italianos: a ética do trabalho bem feito e a seriedade na profissão. Querer fazer perfeito, não para receber dinheiro, mas para estar satisfeito consigo mesmo. Hoje o que me convém fazer é agradecer a todos que ajudaram”, disse.

A exposição conta com o apoio do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e com patrocínio da Bauducco.

Serviço

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE