As regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba paulista, sul fluminense, litoral sul paulista e das baixadas estão em alerta vermelho de “grande perigo” de altos volumes de chuva nesta sexta-feira (26). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas pode ultrapassar os 60 milímetros por hora nessas regiões. Também há previsão de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.
A previsão do Inmet indica a existência de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas nas cidades afetadas.
Guarulhos tem previsão de chuva até terça-feira, 30.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, ontem foram registrados 124 milímetros (mm) de chuva no Guarujá em apenas 12 horas, 115 mm em Bertioga e 93 mm em São Sebastião e Santos.
Comunicado do órgão do governo paulista recomenda maior atenção da população dessas localidades devido ao risco de deslizamentos e desabamentos.
“Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que o risco para transtornos, como deslizamentos e desabamentos, permanecerá elevado”.
O Inmet recomenda aos moradores de áreas de tempestade para desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar eventuais alterações nas encostas, permanecer em local abrigado e proteger seus pertences da água com sacos plásticos.
Previsão para Guarulhos – tempo chuvoso no fim de semana
Guarulhos, SP – 26/01/2024 – Sexta-feira
- Temperatura Máxima – 21°C
- Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas agora pela manhã; Tarde encoberta com chuva e noite com muitas nuvens
27/01/2024 – Sábado
- Temperatura Mínima – 16°C
- Temperatura Máxima – 26°C
- Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã; Tarde encoberta
com poucas nuvens com chuva isolada e noite com tempo encoberto
28/01/2024 – Domingo
- Temperatura Mínima – 18°C
- Temperatura Máxima -29°C
- Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
29/01/2024 – Segunda-feira
- Temperatura Mínima – 19°C
- Temperatura Máxima – 30°C
- Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
30/01/2024 – Terça-feira
- Temperatura Mínima – 19°C
- Temperatura Máxima – 27°C
- Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada
*Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

