Na manhã desta segunda-feira (5), teve início o processo de inscrições para o curso online de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovido pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). O curso, destinado a adultos, é gratuito e já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado.
As inscrições, iniciadas às 10h, marcam o lançamento de novas vagas para o programa educacional, que será realizado em seis turmas com diferentes horários. Duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras; e as duas turmas restantes terão aulas aos sábados pela manhã.
O curso abrange uma ampla variedade de tópicos, desde conceitos básicos até expressões mais avançadas da Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda. Os interessados, maiores de 18 anos, com ou sem deficiência, podem se inscrever para aprender a língua.
Cada turma terá a duração de 40 horas, com 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final igual ou superior a 5,0.
As inscrições por turma foram abertas ao público no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.