PUBLICIDADE
InícioCIDADEPesquisa aponta que mais de 70% dos eleitores de Guarulhos não têm...

Pesquisa aponta que mais de 70% dos eleitores de Guarulhos não têm candidato a prefeito

Publicado em
PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas em Guarulhos nesta semana mostra que 71,4% das pessoas entrevistas não tinham um nome em mente quando perguntadas em quem pretendem votar para prefeito, enquanto 8,8% disseram ninguém, branco ou nulo. Embora não possa ser candidato à reeleição, o atual prefeito Guti (PSD) teria a preferência do eleitorado quando o entrevistador não apresenta qualquer nome e obtém a resposta de forma espontânea. Guti foi citado por 5,6% dos eleitores, seguido do ex-prefeito Elói Pietá (sem partido) com 4,4%, Alencar (PT) com 2,4% e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) com 1,8%, além de outros nomes.

A pesquisa realizada pelo Paraná, sob o registro 01826/2024 na Justiça Eleitoral, ocorreu entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Foram ouvidos 800 eleitores. A margem de confiança é de 95%, com uma possibilidade de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Avaliação da gestão Guti

 

Somando as avaliações ótima, boa e regular, o prefeito Guti (PSD) obteve 62,3%. Foram 34,9% os que consideraram a administração ruim ou péssima, enquanto 2,3% não responderam.

A aprovação de Guti cresceu 18,9% entre julho de 2023 e fevereiro de 2024, passando de 40,2% para 47,8%, quando o instituto questiona os eleitores se aprovam ou desaprovam a atual gestão municipal. Aqueles que consideram a administração “boa” passaram de 19% para 26,1%, um avanço percentual de 36,8%, enquanto “ótimo” se manteve estável. A resposta “ruim” caiu de 12,8% para 11,6%, enquanto péssima diminuiu de 27,2% para 23,3%.

Expectativa

É aguardada para breve a decisão do prefeito Guti sobre o nome que ele pretende apoiar para sua sucessão. Se quiser atender o desejo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve apoiar o deputado Jorge Wilson, líder do governo estadual na Assembleia Legislativa. Se tomar essa decisão, estará comprando uma briga com sua base da Câmara Municipal, que prefere o secretário de Governo, Edmilson Americano (Cidadania). Ambos os pré-candidatos esperam contar com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Caso, mesmo com a discordância dos vereadores de sua base, Guti insistir em apoiar o Xerife, cogita-se que os edis resolvam lançar o presidente da Câmara, Ticiano Americano (Cidadania), mesmo tendo de competir com o deputado. Se isso vier a ocorrer, Guti poderá argumentar com Tarcísio que fez o que ele queria, mas que não tem como impedir que alguém de seu grupo se rebele. Pelo que se nota, Guti vem ganhando tempo, esperando que o eleitorado dê mais sinais do que prefere. Há quem opine que ele está mais preocupado com seu próprio futuro político do que com a eleição de seu sucessor. Aliás, se o acaso acabar favorecendo um candidato da oposição, Guti terá mais combustível para sua campanha a deputado federal em 2026.

Valdir Carleto

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE