PUBLICIDADE
InícioCIDADEParaná Pesquisa aponta Elói Pietá como favorito e o mais rejeitado

Paraná Pesquisa aponta Elói Pietá como favorito e o mais rejeitado

Publicado em
PUBLICIDADE

Pesquisa de opinião pública realizada no município de Guarulhos pelo Instituto Paraná Pesquisa, com o objetivo de consultar a população sobre a situação eleitoral para o Executivo Municipal em 2024 e avaliação das administrações Municipal, Estadual e Federal.

A coleta de dados foi feita através de entrevistas pessoais, entre os dias 15 e 20 de fevereiro de 2024.

 

A amostra foi de 800 eleitores, atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Como o Click Guarulhos divulgou na noite de quarta-feira, 21, mais de 70% dos eleitores apontaram não ter em mente um nome preferido para prefeito, quando não lhe são mostrados potenciais concorrentes (pesquisa espontânea).

Na pesquisa estimulada, em três cenários apresentados pela pesquisa, o ex-prefeito Elói Pietá, atualmente sem partido, aparece como preferido pelos eleitores pesquisados, com pontuação oscilando entre 28,7 e 29,8 pontos percentuais. Paradoxalmente, no entanto, ele também surge em primeiro lugar (35,6%) quando se pergunta em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum (taxa de rejeição).

Entre os prováveis nomes que podem vir a ser apoiados pelo prefeito Guti visando dar continuidade à sua gestão, o deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor aparece sempre em segundo lugar, com pontuação oscilando entre 20,4 e 22,9 pontos percentuais. Sua taxa de rejeição é de 16%. O vereador Thiago Surfista (Novo) aparece com 6,8% das preferências e 14,4% de taxa de rejeição. O vice-prefeito Professor Jesus (Podemos) tem entre 4,6% e 5,4% das preferências e taxa de rejeição de 11,4%. O secretário de Governo, Edmilson Americano (Cidadania), tem entre 4,1% e 5,1% das preferências e taxa de rejeição de 12,1%.

O candidato escolhido pelo PT para representar o partido na cidade, o deputado federal Alencar Santana, tem entre 7,9% e 9,3% e taxa de rejeição de 20,4%.

Entre os nomes da chamada terceira via, o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) teria 13,5% enquanto sua rejeição é de 10,9%. O vereador Martello aparece com 10,1% ou 11,3% e taxa de rejeição de 25,4%. O vereador Lucas Sanches, que trocou o PP pelo PL esperando apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem 9,4% das preferências e taxa de rejeição de 11,3%.

OUTROS NOMES E SEGUNDO TURNO

Terceira colocada na eleição de 2020, a empresária Fran Corrêa não constou em nenhum dos cenários da pesquisa estimulada. Também não constou o nome do presidente da Câmara, vereador Ticiano Americano, cogitado como nome alternativo caso os vereadores da base do governo Guti se recusem a apoiar o deputado Jorge Wilson, se este vier a se escolhido pelo prefeito.

O Instituto Paraná não divulgou se pesquisou a preferência do eleitorado guarulhense para o provável segundo turno.

PESQUISA ESTIMULADA

TAXA DE REJEIÇÃO

INFLUÊNCIA DE APOIADORES

AVALIAÇÃO DAS 3 ESFERAS DE GOVERNO

Valdir Carleto

foto: SH Drone

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE