PUBLICIDADE
InícioCIDADENova temporada do Grupo Glacê é inspirada em obra de Garcia Márquez

Nova temporada do Grupo Glacê é inspirada em obra de Garcia Márquez

Publicado em
PUBLICIDADE

A nova temporada do Grupo Glacê traz encenação da peça “A história de um lugar”, inspirada livremente na cidade de Macondo, da obra “Cem anos de solidão”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Serão no próximo fim de semana, 9 e 10 de março, às 19h, as primeiras apresentações, realizadas pelo Programa de Fomento ao Teatro e à Dança da Prefeitura de Guarulhos, no Ateliê Coletivo 308, com oficinas com integrantes do grupo antecedendo o espetáculo. São 25 lugares por sessão. O ingresso gratuito deve ser reservado por meio de mensagem inbox pelo perfil do Grupo Glacê no Instagram.

A obra de García Márquez, que recebeu o prêmio Nobel da Literatura em 1982, aborda temas políticos e sociais específicos da América Latina, como colonização, luta por independência e a busca por identidade cultural. A livre adaptação do grupo Glacê, que tem 50 minutos de duração, visa a estimular o debate sobre a história sóciocultural hegemônica, questionando a interação mediada pelo capital e seu impacto nas organizações sociais.

 

A peça, escrita e dirigida por Rodrigo Pignatari, é protagonizada por Juliana Seabra que, por meio de uma narrativa imersiva e minimalista, destacada pela expressiva iluminação, guia o público por uma jornada de um grupo de teatro que, após quatro anos de andanças, encontrou sua “Macondo”, contando desde quando se formou uma aldeia até se tornar uma cidade, explorando desafios como disputas de poder, guerra, genocídio e contradições modernas.

A atriz é acompanhada por personagens como um diretor teatral, um produtor audiovisual e um assistente de palco, interpretados por Pignatari, Franklin Jones e André Okuma. Além disso, pequenos objetos cênicos e a trilha sonora e audiovisual originais, assinados respectivamente por Edson Luciano e Okuma, dão vida a esse lugar, que em alguns momentos transparece a camada narrativa do próprio grupo.

Sobre as oficinas

Nos dias 9 e 10 de março, o Grupo Glacê oferecerá oficinas antes das apresentações. No primeiro dia, às 16h, o diretor da peça, Rodrigo Pignatari, conduzirá a Oficina de Modelagem em Argila – Criação de Lugares. Durante duas horas, a atividade explorará a criação de objetos em argila relacionados à peça, compartilhando o processo criativo do grupo.

No segundo dia, também às 16h, a oficina de audiovisual “O vídeo como personagem na cena” será ministrada pelo cineasta André Okuma, responsável pelo audiovisual da peça. Com duração de duas horas, a prática incentivará os participantes a pensar e produzir vídeos curtos que integrem linguagem audiovisual, cenografia virtual e diálogos com o ator em cena. Softwares de videomapping serão utilizados, promovendo uma colaboração entre diretor, sonorização/trilha sonora e o trabalho dos atores.

Ambas as oficinas têm 20 vagas disponíveis e os interessados podem garantir sua participação enviando uma mensagem direta para o perfil do grupo.

Sobre o Grupo Glacê

Reconhecido por produções como Pós-Glacê, Estudo sobre a Neutralidade e a peça Versidão, inspirada em Édipo Rei, de Sófocles, apresentada em praça pública, o Grupo Glacê, com 17 anos de história em Guarulhos, nutria o desejo de criar uma peça inspirada em Cem Anos de Solidão. Em 2019 estreou “A história de um lugar”, de forma independente, com circulação por diversos espaços culturais, incluindo o Ateliê Coletivo 308.

Durante a pandemia de covid-19, adaptaram o espetáculo para uma experiência audiovisual chamada “Fragmentos de um lugar”, incluindo debates online sobre o processo criativo. Em 2022, realizaram uma temporada presencial, no Espaço Cultural Revoada e, agora, retornam com uma nova temporada pelo Programa de Fomento ao Teatro e à Dança da Prefeitura de Guarulhos. Atualmente o grupo iniciou um processo inspirado na obra do escritor mexicano Juan Rulfo, Pedro Páramo.

Serviço

Grupo Glacê apresenta A história de um Lugar

  • Dias 9 e 10 de março, sábado e domingo, às 19h
  • Oficinas: Modelagem em Argila, dia 9, às 16h; e de audiovisual no dia 10, também às 16h.
  • Ateliê Coletivo 308: Rua Paschoalina Migliorini, 121 – Ponte Grande
  • Reservas: 25 lugares por sessão por meio de mensagem inbox pelo www.instagram.com/glaceteatro.

Fotos: Moacir Barbosa/Divulgação

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE