O Ciaag (Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos) promoveu no sábado, 6/4, a 12ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Guarulhos, para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril).
Alexandra Oniki, fundadora e diretora executiva da entidade citou que o evento é uma oportunidade para combater o preconceito, a desinformação e informar a população quanto à importância da diversidade, da inclusão, dos direitos e, principalmente, do respeito para os autistas.
“É uma caminhada que representa nossa luta, mas também dia de alegria e muito amor, porque unidos somos mais fortes. É sempre muito emocionante esse nosso abraço coletivo”, disse.
A apresentadora Kássia Franco, apoiadora do movimento, animou a caminhada e passou informações sobre temas relacionados ao TEA (Transtorno de Espectro Autista). O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento. É classificado conforme o grau de dependência em leve, moderado ou severo. Estudos recentes mostram que nos EUA, 1 em cada 54 crianças e adolescentes é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, segundo o IBGE, há 2 milhões de autistas, ou 1% da população do país. A conscientização é crucial, pois o autismo não é uma doença, mas sim uma condição que afeta a comunicação, interação social e padrões de comportamento.
Após concentração na praça Getúlio Vargas, a caminhada, organizada pela Namastê, seguiu pela rua Capitão Gabriel e demais ruas centrais, retornando ao ponto de partida. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e a GCM (Guarda Civil Municipal) colaboraram nos bloqueios e liberação do trânsito. Como têm feito desde a primeira caminhada, participaram os vereadores Janete Pietá e Laércio Sandes. O deputado estadual Jorge Wilson também compareceu à concentração.
Como colaborar
Fundado em 2010, o Ciaag é uma entidade sem fins lucrativos, que depende fundamentalmente de apoio da sociedade civil para manter suas atividades. Participa dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assistência Social e de Políticas para Mulheres.
Com as atividades que desenvolve, beneficia 100 crianças e adolescentes com TEA e em outro projeto colabora com 100 famílias dos assistidos.
Quem quiser contribuir pode atuar como voluntário, fazer doações via PIX para a chave 13.122.663/0001-20 ou efetuar depósito bancário no Bradesco, ag. 0154, conta 0333155-5.
O Ciaag também recebe notas fiscais emitidas sem CPF do comprador. Através do Programa Nota Fiscal Paulista, consegue angariar recursos que têm sido fundamentais em sua manutenção.
Vídeo ao vivo transmitido por Kássia Franco: https://www.facebook.com/share/v/miAfD4Yb1P8wXLgK/?mibextid=oFDknk