PUBLICIDADE
InícioDESTAQUESP: Mais de duas mil Identificações Veiculares TEA foram emitidas em uma...

SP: Mais de duas mil Identificações Veiculares TEA foram emitidas em uma semana  

Publicado em
PUBLICIDADE

2.264 Identificações Veiculares TEA foram emitidas, em uma semana, no Estado de São Paulo. A iniciativa do selo de identificação para veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista foi lançada durante a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital e o Detran-SP, com o apoio da Prodesp.  

Como emitir

A emissão da identificação veicular é concedida mediante vinculação à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que já soma mais de 45 mil emissões em todo o estado. Ao atrelar a identificação ao veículo, é gerado um QR Code que atesta a veracidade do documento. O adesivo também contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine.”

Confira abaixo o passo a passo para emitir o Selo de Identificação Veicular:

 

Para quem já possui a Ciptea:

  • 1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR;
  • 2) Clique em “cadastrar veículo”
  • 3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;
  • 4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.

Para novos beneficiários Ciptea:

  • 1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário;
  • 2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
  • 3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
  • 4) Preencha os dados do cuidador/responsável;
  • 5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo;
  • 6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
  • 7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis);
  • 8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular.

Governo de SP emite 45 mil Governo de SP emite 45 mil carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista

O Governo de São Paulo atingiu a emissão de mais de 45 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento pode ser emitido de forma gratuita.

Criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a Ciptea pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br, uma iniciativa da Prodesp – Companhia de Tecnologia do Governo de São Paulo –, ou ou presencialmente nos mais de 240 postos do Poupatempo, nos serviços eletrônicos.

Além disso, o Estado dispõe de 26 unidades do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado.

Onde emitir o Ciptea em Guarulhos

A Ciptea é emitida gratuitamente pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e pode ser solicitada pela própria pessoa com TEA ou pelo responsável legal, sendo necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, número do Cartão SUS, NIS (Número de Identificação Social, usado para programas sociais, não sendo obrigatório), comprovante de endereço atualizado, relatório médico com indicação atualizada do CID (Classificação Internacional de Doenças) e do tipo sanguíneo, além de documento do responsável legal.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão fica à rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo, próxima à praça das Pedras, e atende pelos telefones (11) 2422-7376 e 2414-3685.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE