PUBLICIDADE
InícioCIDADESAÚDEIncidência de câncer em jovens revela números preocupantes

Incidência de câncer em jovens revela números preocupantes

Publicado em
PUBLICIDADE

O aumento preocupante dos casos de câncer entre jovens adultos, nos últimos anos, levanta um alerta importante para a população e profissionais da saúde.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência em jovens adultos entre 20 e 39 anos, vem aumentando nas últimas décadas e um levantamento publicado em 2023 na revista BMJ Oncology evidencia a crescente dos casos de 79% em pessoas com menos de 50 anos, além do aumento de 27% nos óbitos causados pela doença, chegando a mais de 1 milhão de pessoas.

Quais são as causas para a crescente global nos casos de câncer?

 

É certo que o estilo de vida da população, as mudanças de padrões alimentares com cada vez mais ultraprocessados é uma realidade, e esse tipo costume é um dos fatores de risco para o câncer colorretal, por exemplo, de acordo com especialistas. O aumento da obesidade entre jovens e crianças também é mais um ponto de preocupação, afinal a condição está associada a um maior risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama, endométrio e muitos outros.

Fatores como: tabaco, álcool, ambientais e exposição a substâncias, também podem contribuir para o aumento dos números da doença e apesar de existirem muitos fatores de risco e teorias sobre a verdadeira causa desses números, ainda não foi possível identificar o que de fato está por trás disso, sendo assim existem muitos estudos e pesquisas em andamento.

Uma tendência preocupante que requer atenção

Diante dessas tendências, é crucial implementar estratégias eficazes de prevenção do câncer entre os jovens. Isso inclui educação sobre estilo de vida saudável, promoção de uma alimentação balanceada, incentivo à prática regular de atividade física e campanhas de conscientização sobre os riscos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool.

O Instituto do Câncer Brasil (ICB) entende que a situação requer uma abordagem multifacetada e por isso atua na conscientização da população, acesso a saúde e orientações constantes, contribuindo para a educação e prevenção das pessoas em todo o país.

“Por meio da educação, conscientização e pesquisa contínua, podemos trabalhar para reduzir o impacto do câncer entre os jovens e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações”, afirma José Márcio Figueiredo, diretor do ICB.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE