PUBLICIDADE
InícioCIDADEPilates é indicado para grávidas e para todas as idades

Pilates é indicado para grávidas e para todas as idades

Publicado em
PUBLICIDADE

Por ocasião do Dia das Mães, é oportuno abordar um assunto que é de interesse de todas as mulheres. Entre outras dúvidas, surgem as perguntas: A prática de Pilates é recomendável para gestantes? Até que idade é possível praticar Pilates?

O Click Guarulhos buscou tirar essas dúvidas com uma profissional que é referência em Guarulhos quando se fala em Pilates: Adriana Trotta Banci tem Licenciatura Plena em Educação Física e especialização em Ginástica de Academia pela FIG/Unimesp; é professora do Método Pilates desde 1999, com formação em Pilates Clássico, certificada por Romana Kryzanowska pela Pilates Guild® Nova Iorque, em 1999 e pela Power Pilates® Nova Iorque, em 2006.

 

Segundo ela, o Pilates já é uma atividade conhecida pela maioria dos brasileiros, porém poucos sabem a versatilidade que este método pode oferecer.

“A Contrologia (nome dado por Joseph Pilates ao seu trabalho) pode ser adaptada para atender a necessidade do praticante. Assim, tanto um atleta profissional como uma pessoa idosa podem se beneficiar, logicamente com abordagens totalmente diferentes dentro do mesmo método”, explica.

Para gestantes também?

É uma excelente opção, já que é uma atividade sem impacto, que trabalha pontualmente a parte respiratória (muito importante na hora do parto), o alongamento de forma consciente (devido à aumentada produção de relaxina que deixará as articulações mais frouxas), e vai ativar a circulação sanguínea, ajudando evitar inchaço, câimbras e dando muita disposição à futura mamãe.

É indicado para o Pós-parto?

Pilates pode ser uma excelente opção para ajudar a mamãe a recuperar sua boa forma. Sabemos que acontecem mudanças corporais naturais da gestação como o aumento de peso, a frouxidão na musculatura abdominal, a sobrecarga na coluna, entre outras coisas. Como o Pilates trabalha de forma intensa a região abdominal e do assoalho pélvico, o fortalecimento e o alongamento do corpo como um todo, com certeza, deixará a mamãe em forma bem rapidinho.

Para a mamãe fitness, como é o desenvolvimento das aulas?

O Pilates é um método de condicionamento físico e pode ser bem intenso, se a praticante for saudável e sem limitações importantes. Ele fortalece e define os músculos, principalmente os abdominais, que são exigidos de forma intensa em todas as aulas. Conforme vai aumentando o condicionamento e o controle corporal, os exercícios vão se tornando cada vez mais intensos e desafiadores, chegando até movimentos acrobáticos. As mamães que gostam de desafios vão amar!!!

E para as mulheres com dores crônicas?

A coluna é a que mais sofre. A maioria das pessoas teve, tem ou terá dores em algum momento da vida. Trabalhar na posição sentada, sedentarismo, muito tempo em pé (às vezes de salto alto) ou mesmo alguma lesão desenvolvida por um motivo qualquer pode se tornar crônica e estar presente pelo decorrer da vida. Às vezes não há como curar totalmente, mas exercícios bem direcionados podem diminuir muito as crises. É aí que entra o Pilates: para ajudar a aliviar problemas crônicos.
É importante citar que, no momento de crise, com dor intensa (chamamos de fase aguda), o ideal é procurar um médico e se recuperar com o fisioterapeuta, para depois voltar a praticar Pilates.

Para as vovós também?

É excelente para as avós, já que elas são mães duas vezes! As aulas de Pilates podem ter um ritmo mais lento, com exercícios adaptados e de baixa intensidade para poder adequar-se aos idosos. Iremos trabalhar o fortalecimento e a flexibilidade muscular, equilíbrio, respiração e muito mais, de acordo com a habilidade daquele corpo. Digo isso porque os idosos têm algumas limitações comuns da idade, mas aqueles que se exercitaram durante a vida toda chegam nesta fase com muita disposição e bem menos dores do que os sedentários, e muitos não precisam de nenhum tipo de adaptação, movimentam-se como se tivessem 30 anos. É uma verdadeira lição de vida!!

Pode ser um presente para o Dia das Mães?

Sem dúvida! As aulas de Pilates podem ser uma excelente escolha para presentear as mamães e quem ganhar irá agradecer o ano todo!

Pilates por Adriana Trotta

  • Av. Dr. Carlos de Campos, 40
  • 1º andar – Parque Renato Maia
  • – ao lado do Bosque Maia
  • WhatsApp: (11) 97579 3867

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE