PUBLICIDADE
InícioCIDADEEscola estadual recebe biodigestor para transformar resíduos orgânicos em biogás

Escola estadual recebe biodigestor para transformar resíduos orgânicos em biogás

Publicado em
PUBLICIDADE

A Escola Estadual Celso Piva, no Jardim Moreira, inaugurou na sexta-feira (10) seu primeiro biodigestor, equipamento que transforma resíduos orgânicos, como restos de comida, em adubo e biogás para utilização em lamparinas e fogões. A ideia é compostar os resíduos alimentares próprios e também de outros dois estabelecimentos de ensino da região.

Alunos, professores, a direção da escola e servidores da Prefeitura participaram da colocação da água e do esterco de boi, que juntos darão início ao processo químico no interior do biodigestor. “Queremos ser uma escola sustentável e este é mais um passo nessa direção. Vamos replicar esta iniciativa e promover atividades para divulgar a importância da prática da compostagem para a preservação o meio ambiente”, afirmou a diretora da escola, Cleusa Bomfim de Andrade, que também agradeceu pelo engajamento de alunos, professores e demais membros da equipe na iniciativa.

 

A agenda integrou a programação da 4ª Semana da Compostagem de Guarulhos, que terminou no sábado (11) com a oficina Bife de Casca de Banana e Higienização de Folhosas para Saladas, na Casa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (avenida Birinepe, 99, Jardim Cumbica). A Semana também incluiu o encontro Além das Limonadas na UBS Vila Fátima (rua Esmeralda, 25).

Guarulhos Cidade Lixo Zero? Quando isto será realidade?

Evento anual realizado pela Prefeitura de Guarulhos, a Semana da Compostagem objetiva ensinar e tirar dúvidas sobre a reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos), incentivando a prática e enaltecendo os benefícios da compostagem para a preservação do meio ambiente.

O evento atende ao calendário pedagógico do Instituto Lixo Zero Brasil, contemplando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam a combater as alterações climáticas e seus impactos. Com a Educação Ambiental, procura-se reduzir gradativamente o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário. Além de separar todos os materiais que podem ser reciclados e encaminhá-los aos destinos corretos, busca-se ensinar a compostagem às famílias, para que Guarulhos possa se transformar em Cidade Lixo Zero. Isto irá acontecer quando apenas o que é chamado de “rejeito” – papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos – forem destinados ao aterro sanitário.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE