PUBLICIDADE
InícioCOMÉRCIOOperação da Receita em São Paulo apreende 85 mil cigarros eletrônicos

Operação da Receita em São Paulo apreende 85 mil cigarros eletrônicos

Publicado em
PUBLICIDADE

A Receita Federal deflagrou, nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a Operação Vaporis. Na operação foram apreendidos 85 mil cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, em uma operação contra a venda ilegal desses produtos na Avenida Paulista e na Rua 25 de Março, na região central de São Paulo.

Distribuidoras e lojas foram o alvo da primeira etapa da operação, que fiscalizou 47 estabelecimentos. Os produtos apreendidos foram avaliados em cerca de R$ 6,6 milhões.

 

De acordo com a Receita Federal, a próxima fase da operação terá como alvo o comércio online de cigarros eletrônicos.

Operação Vaporis

O nome da operação, Vaporis, significa vapor em latim. Ele remete ao vapor que é produzido pelos cigarros eletrônicos e inalado pelos seus consumidores.

A ação se insere em um esforço crescente por parte da Receita Federal de enfrentamento, em todo o País, ao contrabando de cigarros eletrônicos. O Órgão vem registrando aumento contínuo na apreensão desses dispositivos, seus componentes e acessórios. Somente de janeiro a abril de 2024, já foram apreendidas cerca de 615 mil unidades, avaliadas em mais de R$ 27 milhões, o que representa quase metade do que foi apreendido pela Receita Federal em 2023.

Sobre os cigarros eletrônicos

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que têm importação, comercialização e propaganda proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009. Sua introdução irregular no País configura, portanto, crime de contrabando, sujeitando os responsáveis a penas de reclusão de dois a cinco anos.

Em abril último, a Anvisa manteve as proibições e atualizou o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar, passando a proibir também seu uso em recintos coletivos fechados, público ou privados, nos termos da Lei Antifumo.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE