InícioCIDADEFeira Pretos em Conexão celebra a Cultura Negra no sábado no Beco...

Feira Pretos em Conexão celebra a Cultura Negra no sábado no Beco do Robin

PUBLICIDADEspot_img

No sábado, dia 20/07, das 13h às 19h, o Beco do Robin, no Parque Santo Antônio, será o palco de uma vibrante celebração da Cultura Negra, com música, dança, gastronomia e atividades para toda a família, além de oportunidades para expositores periféricos

O evento, gratuito e aberto a todas as idades, oferecerá uma rica programação cultural e uma variedade de atividades que destacam a herança e a criatividade da comunidade negra. Fomentado pelo Programa de Ação Cultural do Estado (Proac-SP), ele traz a narrativa “Conectando Histórias, Criando AfroFuturos” e promete ser um dos maiores e mais vibrantes da sua história.

Este ano, contará com a presença de artistas e coletivos: Nivaldo D’Avilla, Jukks, Planeta Gru, Victor Cali, Letícia Dalma, Natany Kreski, Slam Fundão, Grupo Capoeira ECE-Brasil, James C. Kunta Kintê, Dorival Amaral, Coletivo Black Roses, Santa Kaya Sound e Bateria da Escola de Samba Império de Guarulhos.

Haverá espaço kids para as crianças, oficinas de turbante e fanzine, e os visitantes também poderão saborear acarajé, tapioca, lanches e moqueca vegana, por meio dos chefs Rufino Mali, Rubenesque Junior e Haymara Soliano. Poderão também apreciar a Cerveja Preta Bela, uma das opções para quem deseja brindar a celebração.

A Feira Pretos em Conexão também oferece uma oportunidade para conhecer o trabalho de artesãos e empreendedores negros, com uma vasta gama de produtos e serviços. Entre os expositores estão iniciativas que variam de artesanato e moda, decoração, literatura, bem-estar, saúde e beleza, marcas como Joalheria Rearte, Editora Kitembo, Afroetnikastyle, Bemsimplesbijux, Fulô Artesanato, Ímãs Gueto, Imani, Ateliê bonecas e fofuras, Doce vida, Missanga Sagrada, DolceBell, Tia do Fuxico, Ganesha Artesanatos, Ouros da Terra, Ohime Glam, Trance Rasta, Facile Podologia, CadeirArte, A nega do leite, AempoderadamodasAfro, Ver In Cor, Eita Pretha e Sarau Comics Edition.

As camisetas “Cultura Negra Resiste” e “Cultura Periférica Vive” estarão à venda. Essas peças têm como objetivo incentivar o consumo a criações de pequenos criadores e contra o culto às grandes marcas de luxo. “Precisamos promover um ciclo econômico mais justo. As camisetas vêm com o Adinkra Denkyem, que é um crocodilo. Remete a uma grande marca de roupas. A ideia é mostrar que o dinheiro destinado a essas marcas poderia ser direcionado para a própria comunidade. O Adinkra significa adaptabilidade”, diz Rafaela Hilário.

A Feira é realizada pela ONG Pretos em Conexão, com a união de conhecimentos de mulheres negras, Patricia Hilário (produção executiva), Rafaela Hilário (RP responsável pela captação de recursos e Comunicação) e Valéria Araújo (produtora artística). 

A entrada é gratuita e o evento é beneficente em prol da Casa de Atividades Pretos em Conexão. O Beco do Robin é uma iniciativa de Robson Santos, o Rob Urso, morador de condomínio situado na mesma rua. Reúne obras de renomados artistas do grafite, estampadas em paredes do bairro. Tendo iniciado em uma viela da rua Diva, acabou se espalhando por diversas vias do local e tem sido uma atração turística em Guarulhos. A Feira Pretos em Conexão é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e prestigiem a iniciativa. 

Segundo Rafaela Hilário, é mais do que um festival cultural: “É um espaço de apoio e crescimento para a comunidade negra e periférica, tornando-se uma excelente oportunidade para passar um dia repleto de cultura, aprendizado e diversão”.

A programação completa da Feira Pretos em Conexão está disponível no perfil do coletivo no Instagram @pretosemconexao e Facebook.  

  • Data: 20/07/2024, sábado, das 13h às 19h
  • Indicação: Livre 
  • Endereço: Rua Diva, 208-246 – Parque Santo Antônio

fotos: Rafaela e Duda Hilário

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações