Estudo da The Lancet Regional Health divulgado pela Fiocruz no ano passado aponta aumento de 6% no número de suicídios de jovens no Brasil entre 2011 e 2022, dado que desperta necessidade premente: é preciso falar sobre depressão e prevenção do suicídio. Em Guarulhos, a escritora Edilaine Soares tem circulado por espaços públicos em rodas de conversa nas quais aborda sua experiência com a depressão, encontros em que mostra como encontrou na literatura meio terapêutico para superação dos desafios emocionais.
Em setembro, os encontros acontecem no dia 19, quinta-feira, às 19h, no CME Adamastor; dia 25, quarta-feira, às 9h, no CEU Rosa de Franca, e às 12h, no Parque Júlio Fracalanza; no dia 29, domingo, às 10h, no CEU Pimentas, e às 11h30, no CEU Parque São Miguel.
As rodas de conversa sobre a temática são parte do projeto Dando Voz às Palavras, ação que também contou com o lançamento de O Caos em Mim, o segundo livro publicado pela escritora e que está sendo distribuído gratuitamente aos participantes durante os encontros.
“A cada roda de conversa percebo o quanto precisamos falar sobre a depressão, pois além da gigantesca falta de informação, o preconceito e o medo também recaem sobre o tema. Apesar disso, vejo muitas pessoas dispostas a aprender mais e se conscientizar, isso faz com que o propósito do projeto seja cumprido: ajudar cada vez mais pessoas na conscientização sobre saúde mental”, disse a escritora.
O projeto, que está em circulação por Guarulhos desde o início de agosto com recursos da Lei Paulo Gustavo, segue até novembro passando por outras unidades dos CEUs da cidade, o Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e Parque Júlio Fracalanza, na Vila Augusta.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (11) 96898-1591.