A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou nesta terça-feira, 12, os 27 anos de serviços prestados à comunidade, com grande evento no Adamastor, no Macedo, marcado por homenagens aos agentes do órgão. O prefeito Guti prestigiou a atividade e destacou que durante sua gestão à frente da Prefeitura “a corporação deu um grande salto de qualidade em todos os aspectos, ainda mais pela situação caótica em que se encontrava em 2017. Hoje reúne um contingente de 820 agentes, modernizada, estruturada e com muita representatividade junto à população”.
Guti destacou que a GCM é motivo de orgulho para Guarulhos “afinal, o município figurar como o mais seguro do Brasil em 2023 e 2024, entre cidades com população acima de 1 milhão de habitantes, é absolutamente fruto de um trabalho sério e competente de todo o time. É um trabalho árduo, ainda mais por ter pego a Prefeitura em condições de falência, de muito esforço e principalmente por contarmos com profissionais muito bem preparados, comprometidos para os quais buscamos dar todo o nosso respaldo. Nesse sentido podemos frisar o investimento em recursos humanos com muitos treinamentos, formações e, finalmente, contemplando com o plano de carreira e a última promoção ocorrida no final do último mês” enfatizou o prefeito.
Muitos avanços
Por sua vez, o secretário de Assuntos para a Segurança Pública, Márcio Pontes, demonstrou muita emoção durante a sua participação. Falou da importância do apoio que recebeu do prefeito Guti, o que possibilitou desenvolver um trabalho ao longo destes últimos oito anos que tornou a GCM de Guarulhos uma referência no país.
“Fica difícil quantificar o quanto foi feito na área de segurança em Guarulhos nesses últimos anos. O apoio do prefeito foi fundamental para isso. Investimentos em tecnologia como no Centro de Operações e Inteligência (COI), que administra as imagens de cerca de 5 mil câmeras espalhadas por todo o município, inclusive os equipamentos instalados nas escolas municipais”, reforçou Pontes.
Pontes destacou também os novos equipamentos e uniformes, substituição dos revólveres por pistolas semiautomáticas, aquisição de carabinas CTT .40 e fuzis 5.56, bicicletas, coletes balísticos, coletes refletivos, jaquetas para motociclistas, cinto completo Maynards, dentre outros.
O secretário ainda elencou a renovação dos veículos, o aumento do efetivo da guarda, da infraestrutura e de atuação em várias áreas, como a ambiental, a defesa da mulher (Patrulha Maria da Penha), a ronda ostensiva, a escola de formação referência no Brasil e outros inúmeros avanços.