O Conselho Municipal de Transportes e Trânsito da atual gestão promoveu a última reunião na manhã desta sexta-feira, 22. Na pauta do encontro, na sede da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos (STMU), os avanços alcançados pela pasta, os gastos do Fundo Municipal de Transportes e Trânsito (FMTT) e os custos do sistema de transporte coletivo urbano de Guarulhos.
Durante a reunião, o secretário Luigi Lazzuri Neto falou aos conselheiros presentes que com os R$ 60 milhões do FMTT – fundo com recursos provenientes de multas de trânsito e danos ao patrimônio público – foi possível fazer manutenções no viário guarulhense, como sinalizações e conjuntos semafóricos, entre outras. Também foi apresentado o custo com subsídio do transporte público, que até setembro foi de R$ 122 milhões.
Neto também falou sobre os avanços alcançados pela pasta, especialmente nos últimos quatro anos, tais como renovação de 85% da frota de ônibus, veículos com Wi-Fi e ar-condicionado, parque semafórico 100% em LED, entrega de mais de 100 km de ciclovias, implantação de mais de mil novos abrigos de ônibus, nova central de monitoramento, reforma dos terminais de ônibus Pimentas e São João, concurso para contratação de novos agentes de trânsito e técnicos semafóricos, plano de carreira para os agentes de trânsito, entre outros.
“Todas as conquistas só foram possíveis por conta de um trabalho transparente e de uma gestão compartilhada e coletiva de todos da secretaria. É preciso também enfatizar a confiança do prefeito Guti na equipe da pasta”, disse.