De 3 a 10 de dezembro a Prefeitura de Guarulhos promoverá a 4ª Semana de Direitos Humanos, neste ano com o tema “Pessoa com Deficiência: Anticapacitismo, Inclusão e Acessibilidade”. Serão 70 atividades culturais e artísticas gratuitas espalhadas por várias regiões da cidade.
A iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos conta com a parceria de instituições governamentais e a sociedade civil, objetivando contribuir para a promoção de políticas públicas que garantam inclusão, acessibilidade e combate ao capacitismo e a todas as formas de discriminação.
Trata-se de um evento anual estabelecido pela lei municipal 8.012/22 e que acontece na semana do dia 10 de dezembro em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ele é atrelado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Programação
A cerimônia de abertura será no dia 3 de dezembro (terça-feira), às 8h, no auditório da Universidade São Judas (rua do Rosário, 423, Vila Camargos). Em seguida haverá uma palestra do Instituto Vidas Raras, com a CEO e cofundadora da instituição, a advogada Regina Próspero, que é mãe de dois filhos com mucopolissacaridose (doença genética rara que afeta o metabolismo e o funcionamento de órgãos) e membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para Doenças Raras.
Na oportunidade, o administrador de empresas Sandro Vinícius de Oliveira, diagnosticado com uma doença autoimune que inflama a pele e os músculos (dermatomiosite), ministrará a palestra Cadarços Mágicos. Haverá ainda exposições no local.
Debates, rodas de conversa, oficinas, palestras, exposições, peças de teatro, entre outros eventos, compõem a programação, que pode ser consultada no link https://bit.ly/4SemanaDHGru.