PUBLICIDADE
InícioCIÊNCIAAssembleia Legislativa homenageia Academia de Ciências (Aciesp)

Assembleia Legislativa homenageia Academia de Ciências (Aciesp)

Publicado em
PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entregou, na segunda-feira, 2/12, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), organização não governamental que completou 50 anos de existência em outubro. A principal honraria do Parlamento paulista foi recebida pelo diretor-executivo, Josué de Moraes, das mãos do deputado estadual Carlos Giannazi (Psol), proponente da homenagem. Moraes é professor atuante nos meios universitários de Guarulhos.

Giannazi enfatizou que o reconhecimento da Casa ao trabalho da Aciesp fortalece o pensamento científico em tempos de negacionismo. O deputado também salientou as disputas orçamentárias para reservar verbas públicas a instituições que têm contribuído para o desenvolvimento paulista. “É sempre uma luta imensa garantir recursos mínimos para que haja investimento em ciência, tecnologia, educação e cultura”, afirmou o deputado.

Futuro melhor

Além de manifestar gratidão pela honraria, o professor Josué de Moraes ressaltou o compromisso da Academia como canal transformador da sociedade. “O nosso papel é transformar, promover a ciência e contribuir para um futuro melhor”, disse. Para o diretor, a missão da ciência deve ir além dos laboratórios, enfrentando questões emergentes a exemplo do acesso à água potável, mudanças climáticas e envelhecimento populacional.

Já o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, deu foco à solidez das instituições de pesquisa científica e tecnológica paulistas, colocando São Paulo na liderança nacional em inovação e sustentabilidade. “Isso é resultado de uma política estável de financiamento”, declarou o reitor. Ele acrescentou que São Paulo é o primeiro estado brasileiro em que o investimento privado em ciência e tecnologia já se iguala ao público.

 

A ex-presidente da Aciesp, Vanderlan Bolzani, reforçou o papel de São Paulo como “coração científico” do Brasil, já que o estado responde por metade da produção científica do país. Para ela, o conhecimento produzido pelos cientistas deve focar principalmente na melhoria da qualidade de vida, alinhado à inclusão social.

Por último, o diretor-financeiro da Aciesp, Norberto Peporine Lopes, propôs a necessidade de fortalecer a inovação industrial, área que, segundo disse, vem perdendo relevância na economia nacional.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE