PUBLICIDADE
InícioCIDADEAves silvestres foram resgatadas em feira e cativeiro ilegais na cidade

Aves silvestres foram resgatadas em feira e cativeiro ilegais na cidade

Publicado em
PUBLICIDADE

Nos últimos dias, duas ações dos agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram 32 aves silvestres de feira e cativeiro ilegais.

GCM resgata 18 aves silvestres em feira ilegal no Taboão

No último sábado, 30, 18 aves silvestres que seriam comercializadas ilegalmente em uma feira do rolo na avenida Joaquina de Jesus, no Taboão foram resgatadas. São duas araras-canindé, dois picharros, seis canários-da-terra e oito galos-de-campina, que foram encaminhadas para cuidados de especialistas biólogos e médicos veterinários do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo e posterior soltura.

O comerciante conseguiu escapar, mas o local irá continuar sendo constantemente fiscalizado e monitorado pelos guardas civis e por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com vistas à prevenção do crime de tráfico de animais silvestres. que está inserido na lei 9.605/98, a qual proíbe a venda, a exportação, a aquisição, a guarda em cativeiro ou o transporte de ovos ou larvas sem a devida autorização.

14 pássaros silvestres foram retirados de cativeiro ilegal no bairro Água Azul

No dia 27, a equipe se deparou com as gaiolas durante patrulhamento preventivo pela avenida Miami e na averiguação constatou que as aves de várias espécies estavam sem as anilhas credenciadas pelo Ibama.

 

Diante disso, em contato com um homem que se identificou como proprietário, as partes foram apresentadas na Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, onde a autoridade policial lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme o artigo 29 da lei 9.605/98, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

As aves silvestres da espécie azulão (2), tico-tico (4), canário-da-terra (2), trinca-ferro (2), pintassilgo (1), bigodinho (1), coleirinho (1) e pássaro-preto (1) foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo para cuidados veterinários e posterior soltura.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE