A rede de urgência e emergência de saúde de Guarulhos promoverá, no dia 10 de dezembro, o encontro e mostra de trabalhos Tecendo a Paz. O evento ocorrerá às 9h na Tenda Branca do Parque Júlio Fracalanza (rua Joaquim Miranda, s/nº, Vila Augusta) e terá como objetivo estimular ações de educação em saúde voltadas para a promoção da cultura de paz e da não violência.
Unidades de saúde foram incentivadas a desenvolver oficinas denominadas Tecendo a Paz, baseadas na construção coletiva de bordados e outras produções artísticas. O processo é inspirado pela pergunta “como posso contribuir para a paz?”. A ideia é utilizar os grupos e rodas de conversa já existentes para estimular reflexões e ações que entrelacem histórias e incentivem práticas mais empáticas e solidárias.
Tecer a paz: entrelaçando vidas e histórias
A palavra “tecer” remete ao entrelaçamento metódico, prática que faz parte da história das sociedades humanas. A proposta do evento é integrar serviços de saúde e comunidade por meio de atividades conjuntas, promovendo o desenvolvimento artístico e cultural como ferramenta para construir territórios de paz.
A programação, que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos, contará com uma roda de terapia comunitária integrativa, conduzida pelo psicólogo, músico e terapeuta comunitário integrativo Luis Fabiano Viana, especializado em saúde mental e danças circulares. A roda, intitulada Tecendo a Paz, será mediada por Vânia Barrada, geógrafa, focalizadora de danças circulares e ativista de direitos humanos desde a década de 1980.
Lançamento de livro e apresentações culturais
O evento também marcará o lançamento do livro Hortas Comunitárias: Promovendo a Saúde e a Segurança Alimentar Nutricional nas Cidades, da servidora Silvia Rosana dos Santos, integrante das UBS Fortaleza e Carmela. A obra, publicada pelo Instituto de Saúde, aborda temas em saúde coletiva e reflete o papel das hortas comunitárias na promoção da saúde.
O encerramento contará com apresentações culturais e musicais realizadas por usuários e trabalhadores dos serviços, celebrando a união e a diversidade cultural da comunidade.
O encontro e mostra Tecendo a Paz reforça a importância de ações integradas e participativas na construção de um futuro pautado por empatia, solidariedade e respeito à vida.