PUBLICIDADE
InícioCIDADETiciano protocola projeto de anistia; texto está na pauta desta quarta-feira

Ticiano protocola projeto de anistia; texto está na pauta desta quarta-feira

Publicado em
PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ticiano (PSD), apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que reduz juros e multas sobre débitos de guarulhenses com a administração pública. Popularmente chamado de “projeto de anistia”, o texto está na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira, 4/12.

Na sessão da segunda-feira, 2/12, o prefeito Guti retirou da pauta do Legislativo projeto semelhante, depois de impasse político que travou a tramitação do texto. No meio do imbróglio estavam vereadores da base aliada do atual governo, que se viram divididos entre aprovar agora o projeto, ou apenas em 2025, quando o prefeito eleito Lucas Sanches (PL) já estiver no comando do Executivo.

Durante o tempo em que o projeto do prefeito Guti esteve pautado, Ticiano convocou várias sessões extraordinárias para discutir o PPI, mas o impasse na base esvaziou as sessões, impedindo o trâmite de outras pautar de suma importância no final do ano.

Nada garante que a proposta ora apresentada por Ticiano venha a prosperar. Enquanto muitos vereadores não quiseram votar o projeto apresentado pelo prefeito, sob o pretexto de que sua aprovação injetaria dinheiro agora na gestão Guti e que esses recursos fariam falta à administração de Sanches, sabe-se que a maioria da população não tem dinheiro para pagar os débitos à vista, mesmo com a dispensa de acréscimos legais. Assim, se aprovada a anistia, a imensa maioria dos contribuintes fatalmente irá parcelar o débito, fazendo com que apenas a primeira parcela entre nos cofres municipais em dezembro. As demais, indiretamente, beneficiariam a gestão do novo prefeito, que já passaria a contar com uma entrada extra de receita oriunda da anistia.

 

Ticiano argumenta por que apresenta agora como projeto de iniciativa parlamentar:

“O PPI é uma iniciativa que é praxe em Guarulhos e em diversas outras cidades, todos os anos. É de interesse público e, também, da administração, visto que é uma oportunidade de aumentar a arrecadação e, ao mesmo tempo, diminuir a inadimplência do contribuinte, que espera esse momento para regularizar sua situação com o município”.

A sessão ordinária na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, tem início marcado para as 14h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 7 da Claro/NET e nas redes sociais do Legislativo). A pauta completa dos trabalhos está disponível neste link. As sessões também podem ser acompanhadas diretamente no Plenário da Casa, que fica na avenida Guarulhos, 845.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE