PUBLICIDADE
InícioCIDADEBase Aérea inaugura Salão Histórico

Base Aérea inaugura Salão Histórico

Publicado em
PUBLICIDADE

Na segunda-feira, 9/12, a Base Aérea de São Paulo (Basp), em Cumbica, inaugurou seu Salão Histórico, em homenagem ao tenente brigadeiro do ar Marcus Herndl, falecido em março de 2023. O evento foi coordenado pelo coronel aviador Leonar Tiago Barbosa, comandante da Basp, e contou com a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira, autoridades municipais, imprensa e convidados.

Familiares de Marcus Herndl – a esposa, Eleuza Rabelo Herndl; os filhos, Leônidas e Marcus Herndl Filho, noras e netos – marcaram presença, protagonizando momentos de emoção, diante dos relatos de quanto o homenageado contribuiu para a história da Força Aérea Brasileira, bem como sua dedicação à aviação e à soberania do país.

Inauguracao-Salao-Historico-da-BASP_Internet

A inauguração da sala histórica visa a preservar a memória e os feitos de Herndl, tornando-se um espaço de reflexão e valorização da passagem desse militar pela FAB, além de exibir parte significativa da história da Basp e da Força Aérea Brasileira. O acervo conta com mais de 500 peças, incluindo documentos históricos, armamentos, uniformes, fotografias e itens pessoais de tenente brigadeiro Marcus Herndl, que também deixou seu legado como ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

De acordo com o 2o. sargento Manoel Monteiro do Espírito Santo, curador da sala histórica e membro da Academia Guarulhense de Letras, o momento tem também por objetivo inspirar as futuras gerações de aviadores a prosseguirem com dedicação e afinco, assim como fez o homenageado. Ele dedicou seis anos à catalogação e seleção de itens que representam a trajetória da Basp ao longo das décadas, tarefa que exigiu, além de conhecimento técnico, um olhar apurado para reconhecer a relevância de cada artefato, documento e fotografia. O trabalho envolveu visitas a arquivos antigos, comunicação com veteranos da Base Aérea de São Paulo, como o colaborador Rubini Jr., e pesquisa em registros históricos ainda preservados, sempre com o intuito de honrar as conquistas e as memórias que moldaram a identidade da Base Aérea de São Paulo.

O acervo do Salão Histórico da Base Aérea de São Paulo

Inauguracao-Salao-Historico-da-BASP_Internet
 

O Salão Histórico da Basp abriga um acervo rico e diversificado, cujas peças representam importantes marcos na história da aviação militar brasileira e da própria Base Aérea de São Paulo, desde sua fundação em 1941 e as diversas etapas de sua evolução arquitetônica e instalações pelas quais passou. Entre os documentos, destacam-se relatórios, ordens de serviço e fotos que relatam eventos significativos e que ajudam a entender a evolução das operações na Base Aérea e no Brasil.

“Além dos documentos, o Salão Histórico da Base Aérea de São Paulo conta com uma coleção de utensílios utilizados pelos militares ao longo dos anos. Cada peça exposta é um testemunho do desenvolvimento das vestimentas, armamentos e insígnias da Força Aérea Brasileira, refletindo não apenas as mudanças práticas, mas também as transformações culturais e sociais que impactaram a aviação nas últimas décadas. A variedade de itens expostos é uma demonstração do orgulho e da identidade que os militares carregam ao representar a sua nação”, diz Manoel Monteiro.

Os armamentos em exposição, além de ilustrar a tecnologia empregada na defesa da Base Aérea, bem como do espaço aéreo brasileiro, servem como um lembrete da importância estratégica da Basp ao longo de sua história.

“Através da exibição de fotos de aeronaves, foguetes e outros equipamentos de defesa, o público pode apreciar a evolução tecnológica que ocorreu na aviação militar. Por fim, as fotos expostas na sala capturam momentos históricos que relatam a trajetória da Base Aérea de São Paulo e sua contribuição para a aviação militar. Este acervo, portanto, não só preserva a memória, mas também educa e inspira visitantes sobre o legado da Base Aérea de São Paulo para o Brasil”, complementa.

Arquitetura do Salão Histórico

Inauguracao-Salao-Historico-da-BASP
Hotel de Trânsito dos Pilotos da FAB

O recém inaugurado Salão Histórico, com homenagens ao ministro tenente-brigadeiro do Ar Marcus Herndl, está localizado no mesmo edifício do Hotel de Trânsito dos Pilotos, Aeronavegantes e Praças da Força Aérea Brasileira. O prédio foi por muito tempo conhecido por Cassino dos Oficiais. Porém com a reestruturação, passou a chamar-se HTM (Hotel de Trânsito Militar).

O desenvolvimento e implantação do Salão Histórico da Base Aérea de São Paulo deve-se à atuação do comandante da Base Aérea de São Paulo, coronel aviador Leonar Tiago Barbosa, que contou com o apoio e a colaboração de Leônidas Herndl e Marcus Herndl Filho ao longo de todo o projeto; com a coordenação de pesquisa histórica, seleção e organização de todo o acervo do Salão pelo 2° Sgt. Manoel Monteiro; com os projetos e o acompanhamento da reforma do espaço pela arquiteta Adriana Berford; com a realização das obras de restauração e de reforma pelo Esquadrão de Infra-estrutura (EIE) da Basp, sob o comando do capitão Vilela; e com a colaboração de militares, civis e empresas engajadas no sucesso da implantação do Salão Histórico.

Visitação

 

Ainda não foram divulgados os procedimentos para visitação ao Salão Histórico da Base Aérea. Segundo Manoel Monteiro, após o início do ano letivo de 2025 serão organizadas visitas de alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, com o objetivo de conhecerem um pouco mais sobre a história de Guarulhos e a importância da Base Aérea.

Os interessados em geral em visitar o local devem entrar em contato pelo telefone PABX: 11 2465-2000 ou diretamente na Comunicação Social, pelo 11 2465-2035.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE