PUBLICIDADE
InícioDESTAQUE4 em cada 10 contas atrasadas das empresas foram recuperadas, revela Serasa...

4 em cada 10 contas atrasadas das empresas foram recuperadas, revela Serasa Experian

Publicado em
PUBLICIDADE

Do total de dívidas das empresas que foram negativadas em julho, 43,0% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, conforme aponta o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse percentual foi menor do que o registrado no mesmo período de 2023. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:

“As altas taxas de juros têm restringido o acesso ao crédito, tornando os empréstimos mais caros e menos vantajosos para as empresas. Paralelamente, a inflação reduz o poder aquisitivo e eleva os custos operacionais, comprimindo ainda mais as margens de lucro. Além disso, os consumidores estão mais cautelosos, priorizando gastos essenciais, o que reduz a circulação de dinheiro e dificulta o cumprimento das obrigações financeiras pelas empresas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

No ranking dos valores das dívidas, entre as contas vencidas em julho, aquelas entre R$ 500 e R$ 1 mil receberam o maior percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação (46,7%). Confira os dados comparativos na tabela abaixo:

Varejo foi o setor mais contemplado

O setor das dívidas inadimplentes que mais recebeu pagamentos foi o de “Varejo“ (50,0%). Já o segmento com o menor percentual de pagamentos foi o de “Telefonia” (24,2%). Veja, no gráfico a seguir, a análise completa por segmentos

 

Em relação a idade da dívida, aquelas com até 30 dias de vencimento foram as mais elegidas por companhias inadimplentes para serem sanadas (50,9%). Em seguida ficaram as contas com 60 dias (42,8%), 90 dias (28,6%), 180 dias (20,0%), as que completaram 1 ano (17,4%) e por fim, as que já excederam 1 ano (10,6%).

Distrito Federal foi a Unidade Federativa que menos regularizou dívidas

O indicador relevou ainda que, em julho, o Distrito Federal foi a Unidade Federativa (UF) com a menor taxa de débitos liquidados em todo o país (24,6%). Por outro lado, o Piauí liderou o ranking como o estado com a maior recuperação o de crédito das empresas. Veja no gráfico abaixo os dados estaduais:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Limpa Nome PJ

As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

Solução Serasa Experian para Recuperação de dívidas

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

 

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE