O Ministério Público (MPSP) acatou denúncia do deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) e instaurou um inquérito civil público para investigar supostas irregularidades na saúde do município de Guarulhos que comprometeram severamente o atendimento à população no final do ano passado.
O ofício encaminhado pelo deputado à Promotoria de Direitos Humanos/Saúde Pública elencava inúmeros problemas, sobretudo em relação ao déficit de 300 médicos, por conta da não renovação do contrato; restrição no atendimento de urgência e emergência, atraso nos pagamentos, entre outros.
“Estamos atentos e vamos acompanhar a investigação. Que todos os culpados pelo caos na saúde na nossa cidade sejam responsabilizados. Chega de tanto descaso, abandono e falta de respeito com nossa população”, afirma Márcio Nakashima.
TROCA DE ACUSAÇÕES
O novo prefeito, Lucas Sanches (PL), afirma que a gestão do ex-prefeito, Guti (PSD), deixou grande volume de dívidas. O novo secretário de Saúde, Márcio Chaves, acusou a gestão Guti de ter utilizado em despesas de custeio os R$ 40 milhões que teriam sido repassados pelo Governo do Estado para serem destinados à conclusão do Hospital da Mulher, na Maternidade JJM, e de andares que estão inativos no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso.
Já Guti postou vídeo nas redes sociais, exemplificando com moedas na mesa, que teria deixado verbas em caixa suficientes para quitar todos os restos a pagar.
Espera-se que a investigação do Ministério Público apure para se saber, efetivamente, quem tem razão nessa discussão.