A Guarucoop, cooperativa que é referência na prestação de serviços de táxi na América Latina e que completa 40 anos em 2025, tem realizado um treinamento com os novos cooperados e motoristas que estão retornando à entidade. Trata-se do Programa Acolhimento, que tem o objetivo de apresentar a cooperativa e explicar toda a operação da Guarucoop a este grupo de taxistas.
Suspenso durante o período mais crítico da pandemia, o programa foi reformulado no final de 2021 e, desde então, já capacitou mais de 800 motoristas. O treinamento ocorre mensalmente, com duração de um dia inteiro, reunindo aproximadamente 30 novos cooperados por edição.
De acordo com o diretor-secretário da Guarucoop, Licínio João Pires, a implementação do programa impactou diretamente na qualidade do serviço prestado, resultando em uma redução de 50% nas reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
“Por meio do trabalho voluntário de motoristas experientes, conseguimos orientar os novos cooperados sobre as melhores práticas no atendimento aos passageiros, desde a apresentação e condução do veículo até a abordagem adequada. Isso tem gerado resultados expressivos, refletindo na queda das queixas e na diminuição dos encaminhamentos de motoristas ao nosso Conselho de Ética”, destacou Pires.
Diretor-assistente da cooperativa, Julio Cesar Staliano, reforçou que o Acolhimento é um pilar essencial na busca constante pela excelência no serviço.
“Nosso compromisso é manter o alto nível de qualidade que construímos ao longo dessas quatro décadas. O programa tem sido essencial para isso, e observamos que sua ampliação permitiria agregar ainda mais conteúdos e aprimorar ainda mais o desempenho dos motoristas”, afirmou.
Com 16 anos de experiência como taxista cooperado, Rogério Medrado é um dos motoristas voluntários no Acolhimento. Ele destaca que pequenas atitudes fazem toda a diferença na experiência do passageiro.
“Nosso objetivo é sempre transmitir a forma de operação do nosso trabalho e principalmente como atender um cliente com uma apresentação cordial e uma viagem segura. Isso transmite confiança e garante uma experiência mais segura e agradável”, ressaltou.
Um dos novos cooperados, Anderson Valinhos, 39, ingressou na Guarucoop há apenas 20 dias e já percebe a importância do treinamento.
“O Acolhimento nos ajuda a compreender melhor as exigências do trabalho no Aeroporto Internacional de Guarulhos e a superar as expectativas dos passageiros. Com essa troca de conhecimento, nosso serviço tende a melhorar a cada dia”, avaliou.