PUBLICIDADE
InícioCANAISMULHERMulheres vítimas de violência têm transporte gratuito em São Paulo

Mulheres vítimas de violência têm transporte gratuito em São Paulo

Publicado em
PUBLICIDADE

As mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar têm à disposição um serviço inédito na cidade de São Paulo. Uma parceria do Governo do Estado com o aplicativo de mobilidade 99, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP), oferece transporte gratuito e seguro até unidades de apoio, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML), entre outras redes.

O serviço anunciado no final de janeiro é acionado após a vítima entrar em contato com a Polícia Militar. As policiais que atendem as ocorrências na Cabine Lilás podem solicitar a corrida para a mulher, como forma de apoio às vítimas, junto a motoristas parceiros da 99. As vítimas que estão em situação emergencial e de risco imediato são atendidas diretamente pela Polícia Militar.

Quem foi a primeira vítima a acionar o serviço

Uma dona de casa foi a primeira mulher a acionar o serviço. Ela ligou no 190 para denunciar uma agressão que tinha acontecido horas antes. A vítima demonstrou o desejo de registrar a ocorrência em uma Delegacia de Defesa da Mulher. Diante disso, a policial acionou o aplicativo por meio do voucher disponibilizado pela 99.

O motorista transportou a mulher da casa dela até a delegacia. Todo o deslocamento foi acompanhado pela policial da Cabine Lilás. A vítima também recebeu informações sobre a placa do carro e nome do profissional por WhatsApp. Após o registro da ocorrência na delegacia, houve uma nova solicitação para que a mulher fosse levada ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, de volta para casa.

 

“A primeira semana de ativação da parceria demonstra a efetividade do serviço e a urgência de garantir meios seguros para que as mulheres acessem a rede de proteção. Com o transporte gratuito, asseguramos que as vítimas tenham um caminho rápido e seguro para buscar acolhimento e apoio especializado”, afirmou a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

“99 reafirma seu compromisso com a segurança da Mulher com parcerias e iniciativas consistentes como o apoio a Cabine Lilás, amplificando suas capacidades e promovendo mobilidade às mulheres em situação de violência. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a 99 registrou uma queda de 32,5% por milhão de corridas nos casos de assédios contra passageiras em comparação com o mesmo período do ano anterior”, afirma Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.

Como funciona


A mulher vítima de violência doméstica ou familiar que fizer o contato com a Polícia Militar por meio do 190 é direcionada para a Cabine Lilás. Ela tem um atendimento especializado e humanizado realizado por policiais femininas.

Durante a conversa, a mulher recebe diversas orientações. Se não for uma situação de emergência, ela tem a opção de registrar uma ocorrência online ou, se preferir, se deslocar até uma Delegacia de Defesa da Mulher.
Nesse caso, a vítima pode utilizar gratuitamente o app da 99, que será acionado pela PM por meio de um voucher disponibilizado pelo convênio. O veículo transportará a vítima até um dos serviços disponíveis, como delegacia, Instituto Médico Legal ou alguma outra rede de apoio.

As policiais da Cabine Lilás, responsáveis pelo acionamento, também vão acompanhar o deslocamento da mulher em tempo real até o destino final. Em caso de necessidade, uma viatura da Polícia Militar também será deslocada para o acompanhamento da ocorrência para que a mulher se sinta ainda mais amparada.

 

*Fonte: Agência SP

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE