Os usuários da linha 387, que faz o itinerário Parque Mikail/praça Oito de Dezembro, passarão a contar com um novo micro-ônibus. O veículo, o primeiro movido a gás natural no país vindo diretamente de fábrica, foi adquirido pela Cooper-Uni e apresentado nesta quarta-feira (19) no Paço Municipal ao prefeito Lucas Sanches.
De acordo com a Volore, marca fabricante, o veículo pode ser abastecido com gás natural ou biometano, combustível produzido por meio da transformação do lixo em gás. Ambas as fontes são consideradas menos poluentes, já que reduzem em 90% as partículas dispersadas, além de promover a descarbonização e a melhora da qualidade do ar.
O micro-ônibus mais sustentável tem capacidade para 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, ar-condicionado, entrada USB para carregamento de celular e monitoramento por câmeras.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana informou que parceiros viabilizaram a vinda do veículo, como a empresa concessionária Comgás, se colocaram à disposição para que o modelo ganhe espaço no munícipio. A Cooper-Uni pretende contar com até 20% da frota formada pelos micro-ônibus menos poluentes. Há informes de que cooperativa já encomendou um segundo, que deve ganhar as ruas da cidade nos próximos meses.