Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, o envio de mensagens via WhatsApp pode ser eficaz no tratamento da depressão em idosos. O estudo, realizado com 603 idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde no ano passado, mostrou que uma intervenção de seis semanas com mensagens de voz e imagens contribuiu para a recuperação da doença em apenas três meses.
“Os resultados da pesquisa são animadores e mostram o potencial da tecnologia para ampliar o acesso à saúde mental, especialmente para grupos vulneráveis. O WhatsApp é uma ferramenta simples e de fácil uso, que pode ser utilizada para enviar mensagens de apoio, motivação e orientação aos idosos. Isso pode fazer uma grande diferença na vida dessas pessoas”, afirma Diego Silva, fundador e CEO da Inner Health.
Apesar de a depressão não escolher faixa etária ou classe social, dados do IBGE apontaram que 13% da população brasileira, com idade entre 60 e 64 anos, são afetados pela doença. A alta no número de casos de depressão também pode estar ligada ao fato de que a população no Brasil está envelhecendo. Ainda segundo o IBGE, a quantidade de pessoas na terceira idade chegou em 31,2 milhões, representando 14,7% da totalidade de brasileiros.
Além disso, até 2050, a expectativa é de que o número de idosos dobre no Brasil, segundo o Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. Por isso, iniciativas desse tipo podem reduzir a sobrecarga no sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Utilizar o WhatsApp como ferramenta terapêutica torna o suporte psicológico mais prático e adaptado às necessidades dessas pessoas. O compartilhamento de mensagens, imagens, vídeos e áudios com conteúdos positivos pode elevar o humor. A rede também permite a participação em grupos de apoio, envio de desafios cognitivos, como jogos e perguntas, incentivando um estilo de vida mais ativo e conectado.
“O cuidado com idosos diagnosticados com depressão vai muito além do tratamento médico, é um compromisso com sua dignidade, qualidade de vida e bem-estar emocional. Precisamos olhar para essa fase da vida com empatia, garantindo um ambiente de acolhimento, escuta ativa e suporte adequado. A saúde mental na terceira idade também precisa ser tratada como prioridade e ferramentas que auxiliem nesse tratamento são indispensáveis”, finaliza Diego Silva.
Sobre a Inner Health
A Inner Health é uma startup de saúde mental que visa democratizar o acesso a terapias e recursos emocionais. Fundada em 2023 por Diego Silva, engenheiro formado pela USP, consultor de empresas, empreendedor e terapeuta, a empresa desenvolveu a Bia, primeira terapia por WhatsApp com inteligência artificial do Brasil. A missão da Inner Health é fornecer suporte emocional acessível e conveniente para milhões de brasileiros que enfrentam desafios de saúde mental e emociona diariamente. Para mais informações, acesse: oibia.com.