Barba, cabelo e bigode

young man comb his beard and moustache on gray background

Por Tamiris Monteiro

Com a popularização da lâmina descartável, os salões de barbear perderam espaço e tornou-se raro encontrá-los como acontecia antigamente; porém, de alguns anos para cá, as barbearias têm se reinventado e caído no gosto dos homens. Para atrair novos clientes, os espaços ganharam decoração caprichada e muitos ambientes buscaram inspiração nas décadas de 1940 e 1950, auge das clássicas barbearias. Na época, o ambiente era ponto de encontro dos homens, que se reuniam para conversar enquanto faziam a barba ou esperavam para serem atendidos.

Em Guarulhos, barbearias “moderninhas” como Don Vito, Big Boss e Fina Barba já ganharam o mercado da beleza e têm feito sucesso entre a ala masculina. Além da decoração retrô, as novas barbearias têm em comum o atendimento à moda antiga, que inclui toalha quente e navalha. Para inovar, muitos estabelecimentos oferecem tratamentos estéticos exclusivos para os homens, bar com diferentes rótulos de cervejas, espaço de jogos, além de programação de eventos.

De olho nesse novo segmento, o sommelier de cervejas Henrique Stehlik Borazanian e seu sócio Leandro Santos Araújo decidiram apostar na tendência e há pouco mais de um mês abriram a Don Vito Barber & Berr Shop. Com foco em um público que buscava opções fora de Guarulhos, os amigos fizeram um misto de barbearia com bar que comercializa mais de 125 rótulos de cervejas artesanais. “Como sommelier gosto de comprar cervejas artesanais e sempre que queria tomar em casa, precisava ir para São Paulo, pois aqui a maioria dos lugares só vende cervejas para serem consumidas no local”, explica Henrique.

Com uma equipe composta por quatro barbeiros (Gorila, Saulão, Bruno e Tander) e um apelo vintage que dá toque especial ao ambiente, a Don Vito recebe um público misto, que vai desde adolescentes até homens com mais de 50 anos. “A galera mais jovem gosta de fazer um penteado moderno, à la Justin Bieber, e os homens mais velhos preferem cortes mais clássicos, por isso temos uma equipe capacitada para fazer qualquer tipo de pedido”, afirma Henrique.

A aceitação do público tem sido tão positiva que o lugar virou ponto de encontro às quintas e sextas, dias em que a casa tem movimentação intensa. “Os clientes não aparecem aqui somente para fazer a barba, mas também degustar a cerveja e bater um papo. Rola uma interação bem legal. Até as esposas veem com seus maridos, e enquanto esperam, aprendem sobre cervejas, porque mais que uma loja, aqui tentamos propagar a cultura cervejeira; explicando sobre harmonização, degustação e estilos de cervejas. Dessa forma, sentem-se à vontade”.

A Don Vito funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h e os clientes são atendidos por ordem de chegada. “Geralmente, em alguns sábados colocamos mesas na área externa e fechamos parceria com food truck de comidas artesanais”.

Save the Date – Oktoberfest em Guarulhos

Se o guarulhense não vai até a Oktoberfest, a Oktoberfest vem até o guarulhense, isso porque no dia 24 de outubro, a Don Vito promoverá uma festa em comemoração ao festival germânico. O evento começará às 14h, regado a muito chope artesanal, com os barbeiros em atividade, som a cargo de uma dupla de rock folk blues, e um food truck que produz artesanalmente hambúrgueres veganos e de carne.