sábado, 24 julho 2021
InícioCIDADANIAEnfrentamento ao tráfico de pessoas tem semana de mobilização em Guarulhos

Enfrentamento ao tráfico de pessoas tem semana de mobilização em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos promove a partir desta segunda-feira, 29, até o dia 3 de agosto, a “Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, que contará com programação diversificada, incluindo rodas de conversa, palestras e mobilizações com distribuição de panfletos, adesivos e informativos em frente à Igreja Matriz.

A iniciativa é realizada em vários países para prevenção e combate ao tráfico de seres humanos e é conhecida como “Coração Azul”. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 30 de julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e na semana que compreende esse dia diversas ações são realizadas no mundo.

A campanha “Coração Azul”, à qual o Brasil aderiu em 2013, visa a despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Denúncias podem ser realizadas por meio do disque 100 ou ligue 180.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos – o maior da América do Sul – movimenta mensalmente mais de três milhões de pessoas. Nele, a cidade de Guarulhos realiza ações no enfrentamento ao tráfico de pessoas por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), que atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes.

Posto Avançado Humanizado ao Migrante

Equipamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o PAAHM realiza aproximadamente cem atendimentos por mês, que envolvem a identificação de possíveis vítimas de tráfico, refugiados, deportados e migrantes em geral.

Instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o PAAHM foi oficializado pelo Decreto 34.683/2018, conforme parceria firmada com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), a Defensoria Publica da União (DPU), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e o município de Guarulhos.

Programação da Semana

29/7 – 2ª feira – 19h – Abertura oficial da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – local: auditório do Paço Municipal (avenida Bom Clima, 91, Bom Clima)

30/7 – 3ª feira – 13 h – Mobilização do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – distribuição de panfletos – local: em frente à Igreja Matriz (praça Tereza Cristina, nº 1, Centro)

31/7 – 4ª feira – 9h – Roda de Conversa “Desafios e Perspectivas para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” – encontro com profissionais para troca de vivências sobre o tema – local: auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo)

1º/8 – 5ª feira – 9h – Palestra sobre Identificação e Prevenção ao tráfico de pessoas com a presidente da Asbrad, Dalila Figueiredo – local: sala de imprensa no Aeroporto Internacional de Guarulhos – Asa D

2/8 – 6ª feira – 19h – Palestra “Panorama Mundial Acerca do Tráfico de Pessoas”, com o coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de S.Paulo, Ricardo Alves – Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

3/8 – sábado – 10h – Encerramento da Semana com distribuição de informativos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante – PAAHM – local: PAAHM (Aeroporto Internacional de Guarulhos – Terminal 2 – Asa B – Mezanino – Sala 116)

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,400SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Anta nasce em reserva onde espécie estava extinta há mais de 100 anos

Um filhote de anta nascido livre foi visto na semana passada na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do...

Covid-19: Metrô e CPTM têm oito pontos de vacinação em São Paulo

Desta segunda-feira (19) até a sexta-feira (23), o público de São Paulo vai contar com oito postos de vacinação contra a covid-19 funcionando em...

Prefeitura abre inscrições para cursos sobre comércio eletrônico

Por conta do sucesso e da alta adesão aos cursos sobre comércio eletrônico, a Secretaria do Trabalho de Guarulhos, em parceria com o Sebrae...

SP entrega mais 1 milhão de vacinas do Butantan ao Brasil

O vice-governador Rodrigo Garcia acompanhou, na manhã desta segunda-feira (19), a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan contra o...

GCM atende 41 ocorrências de aglomeração no fim de semana

As ocorrências de perturbação ao sossego público não param nos finais de semana. Entre os dias 16 e 18 a Guarda Civil Municipal (GCM) de...