Enfrentamento ao tráfico de pessoas tem semana de mobilização em Guarulhos

Voluntários da organização não governamental "Jovens Com Uma Missão" (Jocum) participaram de ação de impacto contra o tráfico de pessoas em 2017, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Ação fez parte da Campanha Coração Azul, por meio da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - Foto: SEJU
 

A Prefeitura de Guarulhos promove a partir desta segunda-feira, 29, até o dia 3 de agosto, a “Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, que contará com programação diversificada, incluindo rodas de conversa, palestras e mobilizações com distribuição de panfletos, adesivos e informativos em frente à Igreja Matriz.

A iniciativa é realizada em vários países para prevenção e combate ao tráfico de seres humanos e é conhecida como “Coração Azul”. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 30 de julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e na semana que compreende esse dia diversas ações são realizadas no mundo.

A campanha “Coração Azul”, à qual o Brasil aderiu em 2013, visa a despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Denúncias podem ser realizadas por meio do disque 100 ou ligue 180.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos – o maior da América do Sul – movimenta mensalmente mais de três milhões de pessoas. Nele, a cidade de Guarulhos realiza ações no enfrentamento ao tráfico de pessoas por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), que atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes.

Posto Avançado Humanizado ao Migrante

Equipamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o PAAHM realiza aproximadamente cem atendimentos por mês, que envolvem a identificação de possíveis vítimas de tráfico, refugiados, deportados e migrantes em geral.

Instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o PAAHM foi oficializado pelo Decreto 34.683/2018, conforme parceria firmada com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), a Defensoria Publica da União (DPU), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e o município de Guarulhos.

Programação da Semana

29/7 – 2ª feira – 19h – Abertura oficial da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – local: auditório do Paço Municipal (avenida Bom Clima, 91, Bom Clima)

30/7 – 3ª feira – 13 h – Mobilização do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – distribuição de panfletos – local: em frente à Igreja Matriz (praça Tereza Cristina, nº 1, Centro)

31/7 – 4ª feira – 9h – Roda de Conversa “Desafios e Perspectivas para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” – encontro com profissionais para troca de vivências sobre o tema – local: auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo)

1º/8 – 5ª feira – 9h – Palestra sobre Identificação e Prevenção ao tráfico de pessoas com a presidente da Asbrad, Dalila Figueiredo – local: sala de imprensa no Aeroporto Internacional de Guarulhos – Asa D

2/8 – 6ª feira – 19h – Palestra “Panorama Mundial Acerca do Tráfico de Pessoas”, com o coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de S.Paulo, Ricardo Alves – Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

3/8 – sábado – 10h – Encerramento da Semana com distribuição de informativos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante – PAAHM – local: PAAHM (Aeroporto Internacional de Guarulhos – Terminal 2 – Asa B – Mezanino – Sala 116)

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos