Guarulhos: conheça a sua conta de água da Sabesp

Você conhece a sua conta de água? Além do valor da tarifa e da data de vencimento, ela traz também informações como o histórico de consumo, a data das leituras, o registro geral do imóvel (RGI), horário de funcionamento das agências de atendimento além de um espaço reservado para emitir avisos ao cliente e outros. Todos os itens são importantes.

Para começar, um esclarecimento sobre o mês de referência e a data de vencimento da conta. Vale destacar que os consumidores pagam sempre pela água utilizada no mês anterior à data de vencimento. Ou seja, se o mês de referência for setembro, a data de vencimento será em outubro; já se o mês de referência for outubro, o vencimento será em novembro; e assim por diante.

Todo o conteúdo da conta obedece às exigências da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, a Arsesp, e de outros instrumentos legais como o Código de Defesa do Consumidor. As informações de identificação estão logo no início. No cabeçalho, do lado esquerdo, está o RGI, que corresponde ao número de identificação do imóvel na Sabesp, uma informação essencial em casos de contato com os canais de atendimento para solicitações de serviço ou informações. Ainda no primeiro espaço encontra-se o número de identificação do hidrômetro (código que também está gravado no aparelho) e também o número de economias, que demonstra quantas moradias são abastecidas pela ligação.

A fatura traz também dados de consumo mensal em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e um histórico em forma de gráfico, que ilustra o quanto foi consumido nos últimos meses e qual a média do imóvel. Esses gráficos permitem uma melhor visualização dos dados no período, mostrando se o consumo segue dentro da normalidade ou se ocorreu alguma oscilação atípica.

Outro ponto importante é observar a tabela de tarifas e entender como funciona o cálculo. A estrutura tarifária da Sabesp classifica os usuários por categorias divididas em residencial, comercial, industrial e pública. Para cada uma dessas categorias, existem tabelas com valores pré-estabelecidos por faixa de consumo que podem ser consultadas no site www.sabesp.com.br.  Para a tarifa de esgoto serão aplicados os mesmos valores da tarifa de água.

Atualmente, para um consumo de até 10 m³ de água, o valor da conta em Guarulhos é R$ 21,73, na categoria residencial comum. Vale destacar que a Sabesp não aplicou o reajuste tarifário para os guarulhenses, neste ano.

Conta traz também informações importantes como o histórico de consumo, a data das leituras, o registro geral do imóvel (RGI) e horário de funcionamento das agências

Canais de atendimento

Com a atualização do sistema comercial da Sabesp, os clientes de Guarulhos passam a contar com mais dois meios de atendimento: o aplicativo da Sabesp para Android e IOS e a agência virtual disponível no site www.sabesp.com.br.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Play Store e App Store. Para utilizá-lo basta que o cliente se cadastre informando e-mail, CPF e senha. Outros dados importantes, que passam a ser solicitados com a atualização, são o nome e telefone do cadastrado. Com ele, o cliente pode ter acesso a segunda via da conta de água, verificar o histórico das 12 últimas contas de consumo, comunicar um vazamento de água ou esgoto, orientações sobre débito automático, entre outros serviços.

A Sabesp reforça que qualquer situação também pode ser comunicada durante 24 horas pela Central de Atendimento nos telefones 195 e 0800-011-9911 (ligações gratuitas).

Cada gota vale

Além de conhecer fisicamente a conta de água, é importante que você também saiba que tudo o que a empresa arrecada vem das faturas pagas pelos clientes. É com esse dinheiro que a Sabesp paga seus custos e ainda faz os investimentos necessários para ampliar sua capacidade de atendimento e melhorar cada vez mais os serviços prestados.

É sempre importante lembrar que a água que recebemos em nossa casa não nasce ali na torneira. Ela é fruto de muito empenho e trabalho para garantir qualidade em todos os processos, produtos e serviços. Valorizar a água e somar esforços para alcançar nosso objetivo em comum é o melhor caminho. Cuidar da água é cuidar do futuro.