Especialistas tiram dúvidas sobre a saúde da mulher no Outubro Rosa

Foto: Divulgação

A abertura do Outubro Rosa em Guarulhos está marcada para as 8h desta quinta-feira (3), no salão de artes do Adamastor Centro, onde, às 10h, acontece uma roda de conversa com médica ginecologista, nutricionista, psicólogo e educador físico para esclarecer todas as dúvidas sobre a saúde da mulher e como utilizar o SUS para as ações preventivas. Totalmente gratuita, a solenidade é aberta à população em geral, assim como a programação que será realizada durante o mês inteiro em todos os serviços da rede municipal de saúde.

Movimento internacional voltado à prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa do Programa Movimenta Saúde em Guarulhos contemplará a saúde da mulher de forma mais abrangente e pelos caminhos da intersetorialidade. Ou seja, toda a programação estará focada não somente no rastreamento do câncer de mama, mas também abordará as demais doenças que acometem as mulheres, como o câncer de colo de útero e as infecções sexualmente transmissíveis, entre outras.

Como a palavra-chave é prevenção, as atividades do Outubro Rosa vão enfatizar como a alimentação adequada e a prática da atividade física interferem nas condições de saúde, tanto para a prevenção dessas doenças como para a evolução do tratamento, uma vez adquiridas. Por isso, além da roda de conversa na parte da manhã, à tarde a Secretaria de Saúde promove oficinas com os profissionais da rede pública de ensino, para que eles sejam multiplicadores de conteúdo na comunidade escolar.

O objetivo é que eles reforcem a importância da realização de exames preventivos e da adoção de hábitos saudáveis de vida para a prevenção de doenças, durante suas atividades diárias no ambiente escolar. As oficinas serão conduzidas por Lígia Ortolani (coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas) e Cristina Passeri (coordenadora do Programa Saúde na Escola pela Secretaria de Saúde).

Dentro da programação do Outubro Rosa, que se estende até o final do mês com diversas atividades acontecendo simultaneamente em todos os serviços de saúde, será realizado neste sábado (5) o 6º Mutirão de Papanicolau (de prevenção do câncer de colo de útero). Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão abrir das 8h às 16h para intensificar a coleta do exame. 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos