Febraban volta atrás e bancos abrirão na segunda-feira

Embora tenha sido divulgado que os bancos não abririam na segunda-feira, 18, antecipando o feriado da Consciência Negra, a Febraban lançou comunicado informando que as agências não abrirão nesta sexta-feira, 15, dia da Proclamação da República, nem na quarta-feira, 20, nas cidades onde foi oficializado o feriado em comemoração a Zumbi dos Palmares, considerado símbolo para a luta por igualdade pelos afrodescendentes.

Portanto, segundo a Febraban, o expediente bancário nesta segunda-feira, 18, será normal em Guarulhos. Porém, para os serviços públicos municipais, vale o decreto de ponto facultativo do Prefeito Guti.

O Poupatempo não emitiu nenhum novo comunicado, devendo, portanto, não atender na segunda-feira, 18, e atender na quarta-feira, 20.

Segue o Comunicado da Febraban:

Como fazer operações bancárias nos feriados de Proclamação da República e Dia da Consciência Negra

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos informa que no próximo dia 15 de novembro (sexta-feira) não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país em função do feriado de Proclamação da República. Na quarta-feira seguinte (20), não haverá expediente nas cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado oficial.

Nos dias em que não houver expediente nas agências, a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essas datas poderão ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Assina o comunicado a diretoria de Comunicação da Febraban