1° MotivaCão Run Gru movimentou o Bosque Maia neste domingo; Guti anunciou dois castramóveis

A realização do 1° MotivaCao Run Gru reuniu centenas de pessoas com seus cães de estimação no Bosque Maia, na manhã deste domingo, 1°/12. Iniciativa da empresa e protetora de animais Loredana Glasser e de Silvio Sipliano, da Namastê Eventos, o evento conquistou a adesão de diversas entidades, a começar pelo Rotary Club, e de muitos patrocinadores e apoiadores. Inúmeras pessoas atuaram voluntariamente para a realização, que teve como um dos objetivos arrecadar recursos para custear castrações de animais.

O 1o. MotivaCao Run Gru somou esforços com o evento GRU Animal, promovido pelo Depan (Departamento de Proteção Animal) da Prefeitura, realizado pelo terceiro ano consecutivo.

A animação ficou por conta da apresentadora Kassia Franco e do rotariano e empresário Valdir Pinto. Além da corrida de dois quilômetros e da caminhada com cães, que contou com cerca de 200 inscrições, uma das novidades foi o cross dog (circuito na trilha ambiental do parque). Houve premiação para fantasias pet originais e para vencedores da prova “Cara de um, focinho do outro”, que avaliou semelhanças entre os cães e seus tutores, seja pelo próprio físico ou pela indumentária.

O prefeito Guti enalteceu a iniciativa e disse torcer para que o evento passe a integrar o calendário da cidade todos os anos. Diretora do Depan, Andrea Viegart agradeceu o empenho de sua equipe na organização.

Várias filas se formaram para utilizar um dos serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros e patrocinadores: avaliação veterinária gratuita, vacinação antirrábica, feira de adoção, emissão de registro geral animal (RGA), orientação jurídica pela Subseção da OAB, distribuição de brindes e, para os tutores, massagem e tipagem sanguínea.

Dois castramóveis

Guti anunciou que a licitação para aquisição de dois castramóveis teve andamento e no início de 2020 devem entrar em funcionamento duas unidades, que irão percorrer o município oferecendo castrações gratuitas, antiga reivindicação dos protetores de animais. Disse, ainda, que o deputado Caio França (PSB) destinou verba para um terceiro castramóvel e ele espera que se concretize ainda em 2020.

*Reportagem de Valdir Carleto