Janeiro Branco é o mês dedicado à Cultura de Paz nos serviços de saúde

 

Entre as diversas estratégias a serem utilizadas no chamado Janeiro Branco, mês em que a cultura de paz norteará as ações realizadas nos serviços de saúde, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o programa Movimenta Saúde destaca o Manifesto 2000 Por uma Cultura de Paz e Não-Violência.

Respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender,  preservar o planeta e redescobrir a solidariedade são os seis compromissos do manifesto, os quais serão abordados durante todo o mês em atividades como caminhadas, exibição de vídeos educativos, além de oficinas e rodas de conversa. 

O manifesto, escrito por um seleto grupo de ganhadores do prêmio Nobel da Paz, afirma que é da responsabilidade de cada ser humano traduzir os valores, atitudes e padrões de comportamento que inspiram a cultura de paz em realidades da vida diária e isso deve acontecer tanto no âmbito da vida particular, quanto nas relações entre as comunidades e no mundo do trabalho.

O Dia D do Janeiro Branco, quando as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças serão intensificadas por meio de atividades internas ou extramuros, será realizado em 17 de janeiro. Usuários dos serviços de saúde devem verificar a programação na própria unidade.